Na passada terça-feira, 17 de dezembro, pelas 21h00, a aula magna do Seminário de Leiria foi palco da apresentação do Documento Final da Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos. Este evento, organizado para todos os interessados, dirigiu um convite especial aos membros dos grupos sinodais das paróquias, serviços e movimentos da Diocese de Leiria-Fátima, atraindo uma numerosa participação que quase lotou o espaço.
A sessão contou com intervenções de D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, Leopoldina Simões, da Comissão de Comunicação do Sínodo dos Bispos, e Paulo Rocha, da Agência Ecclesia. Durante as apresentações, foi realçada a importância deste documento, aprovado a 27 de outubro, como um marco para a Igreja, promovendo maior transparência, responsabilidade e inclusão das mulheres nos processos e ministérios eclesiais.
https://youtu.be/VdRsaqT2Fvg
Estruturado em cinco partes, o texto apresenta conceitos-chave como “relações” e “vínculos”, que visam uma renovação na forma de ser Igreja. O documento reforça o papel central das Igrejas locais na missão da evangelização, sublinhando a necessidade de maior participação dos leigos e o compromisso com uma Igreja que valorize relações autênticas e profundas.
De acordo com o documento, “o cuidado das relações não é uma estratégia, mas o modo como Deus se revelou”, sublinhando a urgência de uma transformação que una fé e vida em comunhão e diálogo. Este momento de reflexão proporcionado pela apresentação destacou o desejo de um caminho conjunto para o futuro da Igreja, alimentado pela sinodalidade.
Nos próximos dias, publicaremos um artigo que apresentará uma súmula dos aspectos mais importantes focados durante a conferência. Para já, a sessão pode ser visualizada na íntegra nas redes sociais da Diocese (Youtube e Facebook)
O texto integral do Documento Final da Segunda Sessão da XVI Assembleia Geral ordinária do Sínodo dos Bispos pode ser consultado aqui: http://lefa.pt/?p=62566