Diocese ajuda paróquia dos Pousos

O Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia dos Pousos apresentou, há alguns meses, uma petição ao Bispo da Diocese a propor que algumas das receitas da paróquia fossem isentas de tributação diocesana, enquanto a paróquia se encontrar endividada. Esse pedido refere-se essencialmente às seguintes situações: ofertas de almoços, ofertas da Liga Pedras Vivas, ofertas nas festas de São Sebastião e Nossa Senhora do Desterro, 50% das ofertas na Festa do Senhor dos Aflitos, ofertórios de missa nos primeiros fins-de-semana e ofertórios de missa nas principais festas de catequese. Todos os pedidos foram atendidos, pelo que a tributação da paróquia à Diocese refletirá apenas os donativos recebidos aquando da celebração dos sacramentos e sacramentais, restantes celebrações da eucaristia, côngrua paroquial e folar pascal.

Na mesma ocasião o Bispo da diocese mandou escrever o seguinte: “da análise da documentação recebida, e de acordo com o parecer do ecónomo diocesano, salienta-se a preocupação pela clareza e rigor com que estão apresentadas as contas”. O que não deixa de ser muito reconfortante para cada uma das pessoas que tem integrado este CpAEPPousos.

As contas de 2017, referentes à igreja paroquial, foram aprovadas sem qualquer reparo. A informação formal ainda não foi rececionada, mas a contribuição da paróquia sobre as receitas ordinárias deverá ser ligeiramente acima de €1.600,00.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.