Dia Mundial dos Avós e Idosos: Jovens convidados a fazer missão em resposta ao Papa Francisco

"Desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: 'na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?'".

No seguimento do apelo lançado pelo Papa Francisco, que instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, este ano celebrado a 25 de julho, a organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e as dioceses de Portugal lançam a iniciativa Faz Missão e convidam à criação de um movimento nacional, que seja de modo especial iniciado e visível no fim de semana de 24 e 25 de julho, que junte os jovens aos mais idosos.

Desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: ‘na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?'”. 

A proposta deste Faz Missão é simples e pretende dar visibilidade à alegria, empenho e responsabilidade “de olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, na construção do desejado encontro de gerações”.

Para este movimento de esperança, os jovens são convidados a vestir a t-shirt da JMJ (disponível aqui) e, independentemente da forma, a aproximarem-se de um idoso em sentido de serviço, proximidade, atenção e amor e a registar o momento para o futuro, partilhando-o nas redes sociais, por meio de uma fotografia ou um vídeo, utilizando os hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways. 

“Telefona aos teus avós, conversa à janela com um vizinho mais velho que se encontre sozinho, vai às compras por um idoso que não tenha a família por perto, colabora com o centro de dia da tua paróquia. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença”, sugerem os promotores, que apelam que em qualquer caso, sejam cumpridas “todas as medidas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada seguindo sempre as normas da Direção Geral da Saúde”.

No website oficial Lisboa2023.orgé disponibilizada mais informação sobre esta iniciativa e materiais gráficos para que nesta ação possa ser usada a imagem oficial da JMJ Lisboa 2023.

Sobre a JMJ

Foi a 27 de janeiro de 2019, na Jornada Mundial da Juventude, que se realizou no Panamá, que o Cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, anunciou que Lisboa seria a próxima cidade a receber o evento.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por João Paulo II, em 1985, e desde então tem-se evidenciado como um momento de encontro e partilha para milhões de pessoas por todo o mundo.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.