Dia de São Francisco encerra comemorações dos 75 anos do Colégio Conciliar de Maria Imaculada

No passado dia 4 de outubro, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI) associou a celebração do Dia de São Francisco, patrono da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), ao encerramento das comemorações dos 75 anos da sua fundação.

Durante a manhã, todos os alunos de juntaram para a declamação do Cântico das Criaturas e a plantação de uma árvore e decoração de outra com símbolos construídos pelos diversos anos de escolaridade – sol, lua, estrelas, vento, nuvens, flores, água, fogo, terra, frutos, animais –, para que este planeta “seja bonito e tenha paz”, como sonhou Francisco de Assis.

À noite, no auditório, realizou-se a sessão solene de abertura do ano letivo, que integrou o encerramento das comemorações dos 75 anos, na presença de individualidades locais, irmãs, alunos, pais e professores. Teve momentos culturais e artísticos apresentados por atuais ou ex-alunos, testemunhos e discursos institucionais, bem como a entrega de diplomas a cerca de duas centenas de alunos, entre distinções de Quadro de Mérito (académico e desportivo), de quadro de louvor, da turma CCMI Excelência e do Delf scolaire.

Como habitual nesta sessão anual, foi distinguida uma instituição parceira que se tenha evidenciado pela qualidade e quantidade das interações com a escola. Este ano foi contemplada a PSP, “porque vela pela segurança das pessoas e bens, e, através da Escola Segura, promove sessões de formação para alunos”, refere nota enviada pelo Colégio. Foi entregue um presente simbólico ao comandante distrital da PSP, superintendente Paulo Quinteiro, e à comandante da 1ª Esquadra de Leiria, subcomissária Cátia Santos.

“Em pleno ano em que a CONFHIC está a comemorar os 175 anos do nascimento da sua fundadora, Irmã Maria Clara, encerraram-se, com toda a dignidade, as comemorações dos 75 anos do CCMI, já com os olhos posto em 2041, quando se celebrar o centenário”, refere a mesma nota.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.