No passado dia 4 de outubro, o Colégio Conciliar de Maria Imaculada (CCMI) associou a celebração do Dia de São Francisco, patrono da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC), ao encerramento das comemorações dos 75 anos da sua fundação.
Durante a manhã, todos os alunos de juntaram para a declamação do Cântico das Criaturas e a plantação de uma árvore e decoração de outra com símbolos construídos pelos diversos anos de escolaridade – sol, lua, estrelas, vento, nuvens, flores, água, fogo, terra, frutos, animais –, para que este planeta “seja bonito e tenha paz”, como sonhou Francisco de Assis.
À noite, no auditório, realizou-se a sessão solene de abertura do ano letivo, que integrou o encerramento das comemorações dos 75 anos, na presença de individualidades locais, irmãs, alunos, pais e professores. Teve momentos culturais e artísticos apresentados por atuais ou ex-alunos, testemunhos e discursos institucionais, bem como a entrega de diplomas a cerca de duas centenas de alunos, entre distinções de Quadro de Mérito (académico e desportivo), de quadro de louvor, da turma CCMI Excelência e do Delf scolaire.
Como habitual nesta sessão anual, foi distinguida uma instituição parceira que se tenha evidenciado pela qualidade e quantidade das interações com a escola. Este ano foi contemplada a PSP, “porque vela pela segurança das pessoas e bens, e, através da Escola Segura, promove sessões de formação para alunos”, refere nota enviada pelo Colégio. Foi entregue um presente simbólico ao comandante distrital da PSP, superintendente Paulo Quinteiro, e à comandante da 1ª Esquadra de Leiria, subcomissária Cátia Santos.
“Em pleno ano em que a CONFHIC está a comemorar os 175 anos do nascimento da sua fundadora, Irmã Maria Clara, encerraram-se, com toda a dignidade, as comemorações dos 75 anos do CCMI, já com os olhos posto em 2041, quando se celebrar o centenário”, refere a mesma nota.