Dia de BP: Escutismo é “ajuda preciosa” na educação

Mais de 2.000 escuteiros da Diocese de Leiria-Fátima juntaram-se este domingo, dia 21 de fevereiro, na paróquia de Amor, para celebrar o dia de BP (Baden-Powell), o fundador do escutismo.

O dia começou com a Missa, presidida por D. António Marto, Bispo de Leiria-Fátima, e continuou durante a tarde com atividades para todos os escuteiros e fóruns e oficinas para os muitos pais que acompanharam os seus filhos, como oportunidade de partilhar ideias sobre educação, à luz do método escutista.

Na Missa, no repleto pavilhão do Colégio Dinis de Melo, o Bispo referiu que a sua presença “é também para vos dizer a grande estima que tenho pelo escutismo” e frisou que “BP era um homem de fé, um cristão”, cujo exemplo deverá levar cada escuteiro a “fazer uma boa ação todos os dias, para dar um sentido ao dia”.

Ao fim da tarde, na cerimónia de encerramento, foram entregues os prémios às crianças e jovens que participaram no concurso de artes plásticas promovido pela Junta Regional de Leiria do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Os 41 trabalhos concorrentes estiveram expostos durante o mês de janeiro, na Biblioteca Municipal de Leiria.

Escutismo ajuda os pais

Nas celebrações esteve presente também o chefe nacional do CNE, Norberto Correia, onde referiu que “a educação é função, sobretudo, dos pais, mas o escutismo pode dar uma ajuda preciosa, como em fóruns como este”. O chefe nacional elogiou ainda a capacidade da Diocese de “envolver as famílias no escutismo da forma correta” e sublinhou que “os pais devem ser integrados nas atividades, não os colocando no meio dos jogos escutistas, mas, sim, dando-lhes um lugar particular”.

Segundo nota enviada à imprensa pelo CNE de Leiria, Norberto Correia destacou a atualidade da mensagem escutista e garantiu que “se BP fosse vivo atualmente, diria exatamente a mesma mensagem aos jovens de hoje”, centrada no ideal de deixar o mundo melhor. É uma mensagem universal, “mas BP soube aprendê-la, escrevê-la, e aplica-la segundo um método próprio”.

90 anos da Junta Regional de Leiria

“Este ano falou-se muito de escutismo em Leiria”, referiu o chefe regional, Pedro Ascenso, a propósito deste evento que marcou também o encerramento das comemorações dos 90 anos de escutismo na Diocese de Leiria-Fátima.

Esta celebração, iniciada há um ano, também no dia de BP, foi, nas palavras do chefe regional “um ano com muitas dinâmicas, com especial atenção à divulgação do escutismo na comunidade diocesana”, cumprindo um dos principais objectivos da comemoração.

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.