Dia da Misericórdia da Batalha

Teve lugar no passado dia 8 de dezembro, solenidade de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia da Batalha, uma celebração que envolveu algumas centenas de colaboradores e utentes dos vários serviços da instituição.

A mais representativa é o Centro Hospitalar que tem o nome da Padroeira, nas Brancas, de onde vieram os doentes com maior mobilidade, os seus familiares e amigos e os médicos, enfermeiros, administrativos, pessoal auxiliar e voluntários.

Este já tradicional Dia da Misericórdia da Batalha começou com a Missa no Mosteiro de Batalha, no final da qual foi benzida uma nova viatura adaptada a pessoas com mobilidade reduzida. Seguiu-se um almoço de convívio no salão do Centro Paroquial da Batalha, com cerca de duzentos participantes e uma tarde de convívio. Houve música e teatro e a apresentação da atividade deste centro hospitalar, onde se puderam ver de uma forma harmoniosa os tratamentos, o convívio e as vivências dos doentes ali internados.

Por fim, foi a vez da intervenção de alguns oradores: o provedor Carlos Monteiro e o presidente da Mesa da Assembleia daquela Misericórdia, António Lucas, o presidente do Município, Paulo Batista Santos, e o convidado monsenhor Luciano Guerra, ex-reitor do Santuário de Fátima. Para além do historial da Misericórdia da Batalha, falaram sobre o seu espírito e a sua vocação, que dista do início do século XV, com as devidas adaptações até aos nossos dias. Todos foram unânimes na afirmação da importância desta unidade hospitalar, que tem o apoio incondicional da autarquia local.

Foram anunciados alguns novos serviços em perspetiva, destinados aos mais carenciados, sendo de sublinhar o protocolo para a constituição de uma “casa de abrigo de emergência” na vila. O provedor apresentou ainda a nova página da internet, www.centrohospitalarbatalha.com, recentemente remodelada e que visa uma melhor informação e apresentação da instituição.

Receba as notícias do SÍNODO em tempo real

Pode, ainda, escolher quais as notícias que quer receber: destaques, lectio divina, catequese, da sua paróquia…

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Leia esta e outras notícias na...

Escrito por:

Partilhar / Print

Share on facebook
Share on twitter
Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.


Obrigado a quem nos ajuda!

Estes são os nossos mais recentes benfeitores:

Se quiser fazer o seu donativo...

Por Multibanco:

Entidade: 21 800
Referência: 351 617 062
Valor: (*)

Obs:
* o mínimo permitido com esta referência é de 10,00€
Os donativos feitos por esta via não permitem identificar o remente.
Se não pretenderem anonimato, devem enviar um email ou sms a informar a oferta: 
gic@leiria-fatima.pt