Dia Cáritas: “Coração da Igreja no Mundo”

Está a decorrer, de 21 a 28 de fevereiro, mais uma Semana Nacional da Cáritas, este ano com o lema “Coração da Igreja no Mundo”. A abertura nacional foi feita na Eucaristia, presidida por D. José Traquina, na paróquia dos Navegantes, em Lisboa.

“Ao vivermos o dinamismo da misericórdia, o nosso coração não se pode fechar. Nunca se pode fechar. É um coração capaz de ver e de sentir as dores dos outros; é um coração que só sabe viver no Mundo”, escreve D. José Traquina na sua mensagem para esta Semana Cáritas. Defendendo que “o nosso coração, o coração da Igreja, está no Mundo em que vivemos, cuidando da Criação e dos pobres, como nos recomenda o Papa Francisco”, o bispo auxiliar de Lisboa que é membro da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana e responsável pelo acompanhamento da Cáritas, conclui que “esse coração é amor, porque Deus é amor” e, portanto, “a Cáritas é o coração da Igreja no Mundo”.

Peditório Nacional

A Semana percorre todo o País, com a dinamização de várias iniciativas por parte das Cáritas Diocesanas. Um ponto comum e com maior visibilidade é o peditório público, entre os dias 25 e 28, em todas as capitais de distrito e dioceses, bem como em superfícies comerciais de norte a sul do País.

Este peditório pretende contribuir para o trabalho que a Cáritas desenvolve, renovando diariamente o compromisso que assumiu há 60 anos – estar do lado dos mais pobres. “Este deve ser um compromisso nacional, assumido por todos aqueles que procuram uma sociedade mais justa, mais equitativa, mais fraterna. Um gesto de solidariedade e de co-responsabilidade”, defende Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa.

Em 2015, o Peditório Público da Cáritas angariou cerca de 300 mil euros, que se destinaram a apoiar os mais de 160 mil beneficiários da Instituição em todo o território nacional.

Em Leiria-Fátima

Também a Cáritas Diocesana de Leiria-Fátima vai realizar o peditório público em diversos pontos da diocese, contando com a colaboração de 150 voluntários, que se encontram devidamente identificados.

Em 2015, foram angariados 22.617,78 euros, que foram canalizados para o apoio a 430 famílias, num total de 1126 pessoas e para os diversos projetos desenvolvidos por esta Cáritas Diocesana.

Para além desta iniciativa, a Cáritas Diocesana de Leiria irá realizar uma feira solidária, na sua sede, no dia 27 de fevereiro, das 14h30 às 18h00, com preços até aos 5 euros.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.