“Dia Aberto” do Seminário deu a conhecer a vocação sacerdotal

O dia soalheiro de verão de São Martinho do passado dia 15 de novembro assentou na perfeição ao convite que o Seminário Diocesano lançou para conhecer um pouco mais a instituição e o seu trabalho em prol da vocação sacerdotal. “Vem Ver +” foi o mote do encontro onde estiveram cerca de uma centena de diocesanos, dos oito aos oitenta.

Em grupos de catequese, em família ou de forma individual, participaram em dinâmicas, orientadas pelos pré-seminaristas, seminaristas e serviços diocesanos, que esclareceram e sublinharam a importância da vocação sacerdotal.

O dia terminou com a ordenação diaconal de Tiago Silva. (Ver reportagem)

 

Vamos ver o que há para ver”, convidava o padre José Augusto Rodrigues, reitor do Seminário Diocesano de Leiria (SDL), ao inaugurar o primeiro “Dia Aberto” daquela instituição, onde foi proposto conhecer o seminário e a aprofundar a importância da vocação sacerdotal. A iniciativa surgiu no âmbito do Dia dos Seminários e foi uma proposta do Seminário Diocesano de Leiria, através da equipa “Vem Ver +” e em colaboração com alguns serviços diocesanos.

Enquanto se apresentavam as famílias e grupos participantes, eram distribuídas t-shirts azuis (cor que simboliza o SDL) alusivas ao dia, onde se lia o nome da iniciativa: “Vem Ver + – Seminário em Dia Aberto”. “Foram entregues cerca de 100”, garantia um elemento da organização, enquanto dava início ao momento seguinte, que incluiu uma breve representação e um filme testemunhal sobre a vocação para o sacerdócio.

Foram depois formados cinco grupos que iniciaram um périplo pelo edifício do seminário, ao longo de cinco “trilhos”, onde serviços diocesanos e seminaristas propunham ateliers de reflexão sobre uma dimensão específica da vocação sacerdotal.

A terminar a manhã, seguiu-se um almoço partilhado, onde, num ambiente descontraído, houve partilha das experiências vividas.

Ao início da tarde, e para surpresa de todos, o seminarista Tiago Silva convidou os participantes do encontro, através de um vídeo, para que participassem na Eucaristia da ordenação diaconal, marcada para as 16h00. Antes da partida para a Sé, os grupos foram convidados a preparar uma recordação para dar ao ordinando.

No final da atividade, a vontade de repetir sentia-se nas opiniões dos participantes. Para o ano, quem sabe, haverá mais… Até lá, o seminário continua de portas abertas para toda a Diocese e em especial para aqueles que ponderam a vocação sacerdotal nas suas vidas.

 

 

A vocação sacerdotal em 5 trilhos

Durante a manhã, os participantes no “Dia Aberto” foram convidados a percorrer cinco trilhos no espaço do Seminário Diocesano (SDL), que os conduziam a cinco ateliers, onde era aprofundada uma dimensão específica da formação do candidato ao sacerdócio. Na dinamização, estiveram serviços diocesanos e seminaristas da Diocese, que deram o seu testemunho pessoal.

2015-11-17 Dia Aberto Trilho 1

Trilho do Encontro

Dinamizado pela Pastoral Familiar e pelo seminarista Dany Gil

Os participantes tinham que escolher entre os valores e os contra valores, espalhados pelo parque de estacionamento do SDL, e depois elencá-los num quadro, justificando a ordem escolhida.

 

2015-11-17 Dia Aberto Trilho 2

Trilho do Silêncio e Escuta

Dinamizado pela Pastoral das Vocações e pelo seminarista Jorge Fernandes

Espaço dedicado ao recolhimento e oração, onde os participantes eram também convidados a escutar o caminho vocacional proposto por Deus.

 

2015-11-17 Dia Aberto Trilho 3

Trilho da Palavra

Dinamizado pela Catequese e pelo seminarista Eduardo Caseiro

Eram distribuídos cartões, com cotas de livros relacionados com o estudo da Teologia, que os elementos de cada grupo deveriam procurar na biblioteca do SDL. Depois de um sublinhado da importância da formação intelectual do candidato ao sacerdócio, era proposto um jogo de tabuleiro, através do qual se colocavam questões sobre as matérias abordadas.

 

2015-11-17 Dia Aberto Trilho 4

Trilho da Missão

Dinamizado pela Pastoral Juvenil e pelo seminarista António Cardoso

Através de gestos, um dos elementos de cada grupo tinha que comunicar aos restantes palavras que representavam aspetos concretos da missão pastoral do sacerdote.

 

2015-11-17 Dia Aberto Trilho 5

Trilho do Pré-Seminário

Dinamizado pelo Pré-Seminário e pelo seminarista Rui Ruivo

Depois de uma representação da conversão de São Paulo, eram explicadas as dinâmicas de funcionamento do Pré-Seminário e do Seminário. No final, eram esclarecidas dúvidas que surgissem a respeito da matéria abordada.

 

O Dia Aberto do Seminário foi…

A opinião de quem participou.

Interessante e com atividades muito divertidas. Trouxe os meus catequizandos, porque acho que é importante eles terem contato com as instituições diocesanas e perceberem a importância da vocação sacerdotal, através do testemunho dos seminaristas e pré-seminaristas.

Maria de Fátima Catequista do 6.º ano da paróquia de Monte Redondo

Uma experiência que não vou esquecer! Ver a alegria no rosto das crianças que participaram motiva-nos e dá-nos mais força para seguir o nosso caminho de discernimento vocacional. No atelier que ajudei a dinamizar foram surgindo diversas dúvidas sobre este caminho vocacional. É importante haver o testemunho dos mais velhos para suscitar mais curiosidade sobre o sacerdócio.”

Pedro Fartaria Pré-seminarista do grupo São Paulo

Foi um dia muito fixe! Adorei os jogos e gostava de repetir. Já tinha alguma curiosidade sobre a vocação sacerdotal e foi bom perceber que esta vem de um chamamento de Deus e não apenas de uma vontade própria.”

Igor Neves Catequizando do 8.º ano da paróquia de Carvide

Foi muito interessante e uma experiência marcante. Pelo entusiasmo com que todos participaram, acho que é uma iniciativa a repetir.”

Olívia Mendes Serviço Diocesano da Catequese

 

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.