Devoção dos primeiros sábados em Leiria

A paróquia de Leiria vai promover a prática devocional dos Cinco Primeiros Sábados, nos meses que antecedem as celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. Assim, no primeiro sábado de cada mês, será recitado o Terço com meditação, seguindo-se tempo de confissões e a celebração da Eucaristia.

Nos dias 7 de janeiro, 4 de fevereiro e 6 de Maio será na Sé de Leiria, com início às 17h00. Nos dias 4 de março e 1 de abril, será na igreja do Espírito Santo, com início às 10h45.

Esta é uma devoção pedida por Nossa Senhora nas aparições de Fátima e depois, mais concretamente, nas aparições à Irmã Lúcia, em 1925, em Pontevedra. Nas suas Memórias a vidente conta assim essa revelação: “Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos, que os homens ingratos a todos os momentos me cravam, com blasfémias e ingratidões. Tu, ao menos, vê de me consolar, e diz que todos aqueles que durante cinco meses, ao primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um Terço e me fizerem quinze minutos de companhia, meditando nos quinze Mistérios do Rosário, com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes, na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.

Como refere uma nota na página da paróquia de Leiria, “esta devoção só fará sentido se integrada no todo da Mensagem de Fátima, tendo por isso como principais objetivos: A conversão da própria vida ao Evangelho de Cristo (Oração, Penitência e Conversão); Aprofundamento da fé, individual e comunitariamente (pela Palavra e pelos Sacramentos); Consciência mais forte da corresponsabilidade de todos pela conversão de todos; Reparação/consolação/desagravo – dar sem medida, não esperando nada em troca (o “puro amor”, ao jeito dos Pastorinhos de Fátima)”.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress