Destaque no Presente: Vida Consagrada – A opção pela castidade, pobreza e obediência

Na semana dedicada à vida consagrada, a edição (30.01.2014) do semanário diocesano Presente Leiria-Fátima aborda o assunto e apresenta testemunhos de vida.

Termina no próximo dia 2 de Fevereiro a Semana do Consagrado. Com o tema “Transformados na alegria do evangelho”, a iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa, que se repetiu pelo quinto ano consecutivo, integra-se na caminhada eclesial proposta pelo Papa Francisco.

De facto, o Santo Padre anunciou que o ano 2015 será dedicado à vida consagrada. “Eles são homens e mulheres que despertam o mundo. A vida consagrada é profecia. Deus pede-nos para voar do ninho e sermos enviados para os confins do mundo. Esta é a maneira mais eficaz de imitar o Senhor”,  afirma o Papa.

 

Mensagem de D. Virgílio Antunes

“A maior riqueza da Igreja está na possibilidade que lhe foi confiada de fazer de cada pessoa outro Cristo por meio do Batismo”, escreve D. Virgílio Antunes, bispo de Coimbra e presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, na sua mensagem para a Semana do Consagrado em Portugal.

Quanto aos consagrados, diz serem “na Igreja, aqueles que receberam a vocação de testemunhar com a totalidade da sua pessoa esta nova realidade na vivência dos conselhos evangélicos da pobreza, da castidade e da obediência”.

O bispo de Coimbra termina a sua mensagem agradecendo “em nome da Igreja em Portugal a todos os consagrados que, entre nós, têm sido um esplendoroso sinal do Deus que acolhe e ama todos os seus filhos, com especial predileção pelos mais pobres”.

 

Testemunhos de diocesanos

Fomos saber o que leva uma pessoa a escolher este caminho, através das palavras de religiosos da Diocese que se afirmam “felizes e realizados”.

As irmãs Clarissas de Monte Real afirmam que  “a vida consagrada é vida para Deus, vida com Deus, altíssima vocação que brota das águas do nosso batismo e nos marca com o selo invisível e eterno da Santíssima Trindade”.

A irmã Maria Manuel, da Congregação das Irmãs Dominicanas de Santa Catarina de Sena, partilha que “o Senhor vai realizando em nós e por nós grandes coisas”.

“Encontrei a minha congregação!”, conta a irmã Marinilda Lima Santos, das Religiosas da Instrução Cristã, a propósito da sua caminhada vocacional.

O pároco de S. Mamede, padre João Carlos Rodrigues, da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição, explica por que “a vida consagrada não é uma loucura”.

Veja na edição em papel estes testemunhos e uma abordagem mais completa ao tema.

 

Leia esta e outras notícias na...

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.