Departamento do Património anuncia novidade para a Diocese

Integrada no projeto “A Comunidade e o Património”, o Departamento do Património Cultural (DPC) da diocese de Leiria-Fátima dinamizou, no passado dia 14 de fevereiro, na paróquia da Azoia, mais uma jornada de formação, procurando consciencializar as comunidades cristãs para o valor histórico-artístico e catequético do património de que são herdeiros. Uma iniciativa que se repetirá no dia 14 de março, na paróquia da Sé de Leiria.

A jornada na Azoia começou com a oração e a apresentação da ação à comunidade pelo pároco, padre André Antunes Batista, e pelo diretor do DPC, Marco Daniel Duarte. Numa primeira parte mais teórica, Sónia Vazão expôs as noções básicas de conservação e apresentou alguns dados históricos e artísticos sobre a paróquia e a sua igreja de Santa Catarina, procurando ajudar os participantes a compreender o lugar onde habitualmente celebram a sua fé. Depois, Humberto Dias explicitou quais devem ser os procedimentos normativos para a intervenção no património edificado, nomeadamente, o tipo de documentação que deve ser apresentada aquando de projetos para os quais é necessária a autorização do Bispo diocesano.

A segunda parte desta jornada foi uma oração comunitária na igreja paroquial, onde os participantes rezaram a partir da contemplação dos vários elementos artísticos que integram aquele templo.

Uma nota final para o anúncio de uma novidade pelo DPC, de que, a partir de março deste ano, contará com um técnico especializado em conservação e restauro. Para além de outras funções, ficará à disposição para o acompanhamento de intervenções no património na área da Diocese.

Fonte: DPC

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress