José Ornelas Carvalho, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima:
Sendo necessário prover ao cuidado pastoral dos fiéis que se deslocam ao Santuário de Fátima;
e tendo a anuência do Bispo de Itapetininga – São Paulo (Brasil), que concedeu ao
Pe. Tarcísio Gomes Lourenço, a pedido deste, um tempo sabático de dois anos para esta finalidade, nos termos da alínea d), n. 2, do artigo 11º dos Estatutos do Santuário de Fátima,
nomeio Capelão do Santuário de Fátima
o Padre Tarcísio Gomes Lourenço.
O Padre Tarcísio exercerá o seu ministério sob a orientação do Reitor do Santuário de Fátima, segundo a Lei da Igreja, os Estatutos daquele Santuário e em comunhão com o Bispo diocesano. Terá as faculdades previstas no Código de Direito Canónico, nomeadamente o que é estabelecido nos cânones 566 §1 e a faculdade de assistir a matrimónios.
Esta nomeação, com efeitos a partir da data deste decreto, é válida pelo período de dois anos, a menos que, entretanto, seja necessário ou útil dispor diversamente.
Que o Senhor abençoe este Seu Presbítero no desempenho da sua missão, a fim de que imitando a atitude de Maria, Mãe de Jesus e Mãe da Igreja, esteja sempre à escuta da Palavra de Deus, meditando-a no seu coração; acolha com o materno carinho da Senhora de Fátima os Peregrinos que a Ela se dirigem; e aponte a todos o caminho da conversão ao amor de Deus, do serviço aos irmãos e do anúncio do Evangelho aos que o não conhecem.
Leiria, 1 de março de 2024.
https://drive.google.com/file/d/1MYI5IW5y1HSLxsD4MRPaz6hasv5XHx0C