José Ornelas Carvalho, Bispo da Diocese de Leiria-Fátima:
Tendo o Padre Manuel Vítor de Pina Pedro informado que, por motivos de saúde, não podia continuar na missão de administrador paroquial do Cercal e ficando assim vago o serviço pastoral à dita paróquia;
Tendo escutado o presbítero e o Superior da Congregação religiosa citados neste decreto;
1. Determino a cessação de funções de administrador paroquial do Cercal por parte do Padre Manuel Vítor de Pina Pedro.
2. Nomeio Administrador Paroquial do Cercal o Padre Joaquim de Almeida Baptista, com todos os poderes e faculdades dos párocos, nos termos dos cânones 539 e 540 do Código de Direito Canónico.
3. Este sacerdote contará com a colaboração dos Missionários da Consolata que assegurarão a celebração das missas e outros serviços.
Esta nomeação tem efeitos a partir da data deste decreto e prolonga-se até que seja designado e tome posse um novo pároco.
Agradeço ao Padre Manuel Pedro o serviço pastoral à paróquia do Cercal e peço ao Senhor que lhe dê a saúde necessária para continuar a sua missão presbiteral.
Agradeço também a disponibilidade e o esforço dos padres que assumem a responsabilidade desta paróquia. Peço também ao Senhor, Bom Pastor, que abençoe e torne fecundo o serviço destes seus presbíteros, para que sejam expressão do Seu Coração manso e humilde, suscitando o acolhimento e da participação corresponsável dos membros das comunidades às quais são enviados na vivência e anúncio do Evangelho.
Leiria, 13 de novembro de 2022.
† José Ornelas Carvalho
Bispo de Leiria-Fátima
http://l-f.pt/DtaV