D. Manuel Clemente falou em Leiria da “vocação do líder empresarial”

D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, participou, no passado dia 10, em Leiria, num jantar-conferência, onde falou sobre a “Vocação do Líder Empresarial”.

Perante mais de duas centenas de pessoas, o Patriarca apontou a Doutrina Social da Igreja como um compêndio orientador da ação dos empresários, que deve ser sempre conduzida “por um sentido amplo da vida”. A iniciativa foi promovida pelo núcleo de Leiria da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE )

 

“Um missionário de valores e da ética cristã, mensageiro dos valores da paz e da justiça e um trabalhador incansável pelo bem comum”. Foi com estas palavras que Acácio Faria Lopes, presidente do núcleo de Leiria da ACEGE, recebeu o cardeal-patriarca, que se reuniu com cerca de duas centenas de empresários cristãos da região, num jantar-conferência, nos Pousos, Leiria. O encontro contou com a presença de D. António Marto, que elogiou a tenacidade dos empresários cristãos e felicitou a ACEGE pela “relevância notável” na escolha do tema da conferência: “Vocação do Líder Empresarial”.
Na breve apresentação que fez sobre a associação a que preside, ao nível nacional, António Pinto Leite sublinhou o “amor como critério de gestão”, que tem vindo a ancorar a reflexão dos líderes empresariais cristãos em Portugal.
Na sua intervenção, D. Manuel Clemente começou por traçar um diagnóstico da sociedade portuguesa, marcada pelos problemas demográficos, desemprego e emigração, que alteraram o paradigma económico e social. Sobre o contexto atual de crise, o cardeal-patriarca apresentou a “criatividade” como instrumento ao dispor do empresário cristão para liderar a “mudança civilizacional”, que é um desafio que interpela a uma “mudança mental”.
D. Manuel Clemente enalteceu o trabalho como fator de sustento, realização humana e de integração, sublinhando a necessidade de haver, no mundo empresarial, “homens e mulheres com uma visão humanística”.
Sobre a vocação dos líderes empresariais, citando a exortação apostólica “A Alegria do Evangelho”, do Papa Francisco, D. Manuel Clemente falou de “um impulso que deve ser conduzido “por um sentido amplo da vida”. Como linhas orientadoras à ação dos líderes empresariais, o cardeal-patriarca referiu os princípios fundamentais do bem comum, da dignidade da pessoa humana, da solidariedade e da subsidiaridade, apontados na Doutrina Social da Igreja (DSI), enquanto linhas orientadoras da prática destes profissionais.

 

Sobre a ACEGE

A Associação Cristã de Empresários e Gestores é uma associação de homens e mulheres de empresa, que partilham entre si valores cristãos e procuram aplicá-los no desenvolvimento da sua vida profissional, através dos valores partilhados pelos seus membros e a doutrina social da Igreja que os exprime. Em harmonia com os fundamentos da DSI, estão os princípios desta associação:

O Homem, enquanto obra de Deus que “trabalha em prol de um mundo mais justo e mais humano”;
*A empresa*, como uma comunidade humana, fundada em interesses não coincidentes, mas orientada para finalidades comuns, que ganha “sentido nos fins sociais que prossegue, designadamente na produção de riqueza, na criação de oportunidades de trabalho, na realização dos que nela trabalham e no desenvolvimento social no seu todo”;

A economia social de mercado, onde a empresa assume um papel fundamental e positivo como fator de desenvolvimento económico, social e ambiental;

A excelência no trabalho, promovida de forma “competente, honesta e empenhada”, como “imperativo ético” para a realização e dignidade individuais e para o progresso social e económico do mundo;

O bem comum, “que permita a realização plena de todos os homens e do homem” e para o qual converge toda a acção da ACEGE.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.