No passado domingo, dia 17 de julho, pelas 21h30, na igreja do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, fez-se a celebração da Eucaristia de ação de graças pelo primeiro milagre de cura realizado naquele lugar, ocorrido em 11 de julho de 1588, e que deu impulso à devoção a Nossa Senhora da Encarnação e à construção daquele Santuário. A Missa foi presidida por D. José Ornelas Carvalho, Bispo de Leiria-Fátima, que esteve presente pela primeira vez no Santuário, e que por tradição e pelos estatutos da dita Confraria é o seu presidente nato. Em ato solene e público, e após a profissão do Credo juntamente com a restante assembleia, foi proferida a leitura do Decreto Episcopal de homologação datado de 13 de Julho de 2022, dia do aniversário da Dedicação da Igreja Catedral da Diocese de Leiria-Fátima, e a oração de compromisso. Dessa forma tomaram posse os novos órgãos de governo da Confraria para o triénio 2022-2025, assinando o respectivo Livro dos Atos, na presença do bispo diocesano que igualmente assinou.
Os membros dos órgãos comprometeram-se a cumprir com diligência e lealdade os deveres e obrigações inerentes aos cargos que assumiram e os fins do Santuário, constantes nos estatutos, nomeadamente a promoção do culto à Virgem Maria, Mãe do Filho de Deus, a promoção de sufrágios pelos irmãos da Confraria já falecidos e a preservação do património do Santuário, monumento classificado de interesse público.
Composição dos órgãos
Mesa da Assembleia Geral: Luís Pereira Gomes – Presidente; Ambrósio Jorge dos Santos – Vice-Presidente; Isabel Maria Gaspar Santos Figueira – Secretária.
Direção: padre Pedro Miguel Ferreira Viva – Provedor e por inerência de cargo reitor do Santuário; padre Fábio Manuel Carvalho Bernardino – Vice-Provedor; Fernanda Paula Lopes Ribeiro – Secretária; Henrique Manuel Pereira Guerra – Tesoureiro; António Nunes Soares Silva – Vogal.
Conselho Fiscal: Orlando Fernandes Figueira – Presidente; Mavíldia Carreira Costa Frazão Vieira – 1º Vogal; António Maria Augusto – 2º Vogal; Diamantino Encarnação Guarda – Suplente.
A celebração foi animada pelo coro diocesano de jovens, que veio acompanhado pelo padre André Batista, coordenador Diocesano das JMJ 2023, que no fim apelou à participação dos jovens e das famílias nas Jornadas que terão uma temática mariana. D. José Ornelas aproveitou a ocasião para assinar o Logo das Jornadas, já assinado por centenas de jovens da diocese.
No final, o provedor que, pelos Estatutos da Confraria, é sempre um clérigo e por inerência reitor do Santuário, agradeceu a presença de todos, em particular a presença do senhor bispo a quem ofereceu, em nome da Confraria de Nossa Senhora da Encarnação uma réplica da imagem ali venerada. Seguiu-se um “porto de honra” no salão de São José, para o qual todos foram convidados.