D. José Ornelas quer padres amigos, unidos e missionários

O novo bispo de Leiria-Fátima reuniu-se no dia 24 de maio com o clero, no Seminário de Leiria.

O novo bispo de Leiria-Fátima reuniu-se ontem, 24 de maio, com o clero, no Seminário de Leiria. Celebração da Eucaristia, encontro de reflexão sobre o presbitério, a diocese e os desafios atuais, almoço de confraternização e apresentação de contas de várias instituições diocesanas, foram os vários pontos do programa.

D. José Ornelas manifestou o seu desejo e empenho em estar próximo dos seus padres, ser seu amigo e fazer a sua parte para se resolverem os problemas que for preciso enfrentar. Tem consciência de que não será tudo fácil e que haverá dificuldades no caminho. Jesus nunca prometeu uma vida fácil aos seus discípulos, mas prometeu estar com eles no caminho. Disse querer que os padres sejam amigos e unidos entre si. Sublinhou também a necessidade de abertura missionária e em particular em relação jovens, procurando soluções novas e diversificadas na ação pastoral. A Igreja pode crescer na medida em que se torna missionária. “Que tempo dedico eu dedico aos de dentro da Igreja e aos de fora?” – questionou D. José e pediu a cada um que examine se realmente está ou não em atitude missionária. Quanto às contas, reconheceu que precisam de ser objeto de análise atenta e de cuidados para que não falte a sustentabilidade à vida e missão da Diocese. 

No diálogo com o seu bispo, os padres manifestaram a sua alegria e confiança, a esperança de fazerem caminho juntos e de se procurar a renovação em estruturas e dinâmicas pastorais.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress