D. José Ornelas convida todos os fiéis para a Assembleia Diocesana do dia 2 de outubro

D. José Ornelas lembra que "encontros como estes contribuem para reforçar os laços de amizade e comunhão na fé que nos unem como membros da grande família espiritual que é a Igreja diocesana", pelo que pede para cada um reservar na agenda a disponibilidade para participar.

No próximo dia 2 de outubro a diocese de Leiria-Fátima realiza a sua habitual Assembleia Diocesana que marca o início oficial do novo ano pastoral. Para a Assembleia, que terá lugar no ginásio do Seminário de Leiria, o bispo diocesano, D. José Ornelas, convoca todos os fiéis a estarem presentes “em comunhão visível e participação significativa de jovens empenhados na preparação para a Jornada Mundial de Lisboa, ouvindo as suas inquietações e experiências, para celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano e apresentarmos o tema geral e o programa comum”.

Embora o convite seja para todos, ele é dirigido especialmente os jovens, os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Instituições, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão desta Igreja local.

Ainda sob o lema “Eucaristia, comunhão e missão”, que orienta o terceiro ano do triénio eucarístico, em que, “alimentados e inspirados pelo dom do Senhor no Altar e pelo seu envio missionário, continuaremos o caminho e o discernimento  sinodal, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude e a reflexão sobre o modo de implementar entre nós os ministérios eclesiais”, explica o bispo diocesano na convocatória enviada por e-mail.

programa será o seguinte:

15h30 | Acolhimento, oração e proposta para a continuidade do caminho sinodal;
16h30 | Preparação para a Jornada Mundial da Juventude / Implicações sociais da Eucaristia;    
17h00 | Intervenção do Senhor Bispo e momento musical;
18h00 | Exposição do Santíssimo Sacramento e adoração eucarística.

O programa não prevê celebração eucarística na Assembleia, pelo que todos têm a possibilidade de participar na Eucaristia nas respetivas comunidades.

Durante a manhã desse dia, a partir das 11h00, iniciando com a Missa, haverá encontro para os membros de cada Comité Organizador Vicarial (COV) e Equipas de Acolhimento Local (EAL) da Jornada Mundial da Juventude da Diocese. Também esses participarão à tarde na Assembleia Diocesana, no final da qual receberão um elemento simbólico para cada paróquia.

D. José Ornelas lembra que “encontros como estes contribuem para reforçar os laços de amizade e comunhão na fé que nos unem como membros da grande família espiritual que é a Igreja diocesana”, pelo que pede para cada um reservar na agenda a disponibilidade para participar, não marcando para essa tarde qualquer outra atividade, e para informarem, colaboradores para acompanharem.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

Mais recente

plugins premium WordPress