Convocatória para a Assembleia Diocesana

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para a ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 2 de outubro, no ginásio do Seminário de Leiria.

Caríssimos Diocesanos,
Irmãos e irmãs em Cristo,

Vamos iniciar um novo ano pastoral sob o lema “Eucaristia, comunhão e missão”, o terceiro do triénio eucarístico, em que, alimentados e inspirados pelo dom do Senhor no Altar e pelo seu envio missionário, continuaremos o caminho e o discernimento  sinodal, a preparação para a Jornada Mundial da Juventude e a reflexão sobre o modo de implementar entre nós os ministérios eclesiais.

Venho, por este meio, convocar os fiéis da Diocese para a ASSEMBLEIA, que terá lugar na tarde do domingo, 2 de outubro, no ginásio do Seminário de Leiria. Com ela, em comunhão visível e participação significativa de jovens empenhados na preparação para a Jornada Mundial de Lisboa, ouvindo as suas inquietações e experiências, celebramos juntos o Dia da Igreja Diocesana, fazemos a abertura solene do novo ano e apresentamos o tema geral e o programa comum.

Convido especialmente os jovens, os padres, o Conselho Pastoral Diocesano, os membros dos Serviços e organismos diocesanos, as direções dos Movimentos, Associações e Instituições, os superiores ou representantes das comunidades religiosas masculinas e femininas, as direções dos Institutos Seculares e Novas Comunidades, os membros dos conselhos pastorais paroquiais, catequistas, ministros da comunhão e outros fiéis colaboradores na vida e missão desta Igreja local.

programa será o seguinte:

15h30 | Acolhimento, oração e proposta para a continuidade do caminho sinodal;
16h30 | Preparação para a Jornada Mundial da Juventude / Implicações sociais da Eucaristia;    
17h00 | Intervenção do Senhor Bispo e momento musical;
18h00 | Exposição do Santíssimo Sacramento e adoração eucarística.

Como todos têm a possibilidade de participar na Eucaristia nas suas comunidades, não haverá esta celebração na Assembleia.

De manhã, a partir das 11 horas, iniciando com a Missa, haverá encontro para os membros de cada Comité Organizador Vicarial (COV) e Equipas de Acolhimento Local (EAL) da Jornada Mundial da Juventude da nossa diocese. Depois participam na Assembleia Diocesana, no final da qual receberão um elemento simbólico para cada paróquia.

Encontros como estes contribuem para reforçar os laços de amizade e comunhão na fé que nos unem como membros da grande família espiritual que é a Igreja diocesana. Reservai, pois, na vossa agenda a disponibilidade para participar, não marcando para essa tarde qualquer outra atividade, informai e motivai os vossos colaboradores para vos acompanharem.

Peço a todos grande confiança em Deus e o melhor empenho, criatividade e ousadia na ação pastoral neste novo ano.

Nossa Senhora de Fátima e Santo Agostinho, nossos padroeiros, a todos protejam e guiem.

Leiria, 19 de setembro de 2022
♰ D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima

CONVOCATÓRIA
https://drive.google.com/file/d/1BcYsvJseTWXjAIow1OtpeSOiHOPQZKlB

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress