D. António presidiu à “eleição” e “unção” dos quatro catecúmenos

http://lefa.pt/?p=828

O Bispo da Diocese presidiu à Eucaristia Dominical, no dia 9 de março, às 18h30, na igreja paroquial de Vieira de Leiria, onde foram admitidos pela Igreja quatro catecúmenos adultos da diocese de Leiria-Fátima.

A celebração conclui a segunda etapa do itinerário do Rito da iniciação Cristã de Adultos. Esta fase, dedicada por excelência à catequese culmina com a “eleição” e a admissão, a feita pela Igreja, “daqueles catecúmenos que, pelas suas disposições são idóneos para, na próxima celebração, tomarem parte nos sacramentos da iniciação”, conforme se lê no Ritual de Iniciação Cristã dos Adultos. Neste dia importante do seu percurso de preparação para a celebração dos sacramentos da iniciação cristã, os catecúmenos encontraram-se previamente com D. António Marto para uma conversa pessoal de partilha e conhecimento mútuo, informou o padre José Henrique Pedrosa, diretor do Serviço Diocesano de catequese. No final, o Bispo presidiu ao rito da signação: traçou o sinal da cruz na fronte de cada um dos catecúmenos e disse: “Recebe a cruz na tua fronte. Cristo te fortalece com o sinal do seu amor. Aprende agora a conhecê-l’O e a segui-l’O”.

Na Eucaristia, perante toda a comunidade reunida, os candidatos ao Batismo – dois da paróquia da Vieira de Leiria, um da paróquia da Barreira e um da paróquia da Barosa – foram apresentados e interrogados sobre as suas disposições. Foram depois, convidados a inscrever o seu nome no livro dos catecúmenos e receberam a indicação de terem sido eleitos para receber os sacramentos da iniciação cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) na próxima Vigília Pascal. Após a oração da comunidade por eles, o Bispo ungiu com o óleo dos catecúmenos e entregou-lhes o Credo.

Na homilia, D. António Marto apresentou as tentações que Jesus passou no deserto como símbolo das tentações que hoje sofremos no mundo, concretamente, no que denominou de “desertificação espiritual e moral” que se caracteriza, clarifica, por “um vazio de valores, princípios e referências que orientem o Ser Humano”. D. António alertou a assembleia para a “tentação de projetar a vida como se Deus não existisse para nós”. O Bispo diocesano finalizou: “Quem quer ser batizado é convidado a abrir o coração à presença de Deus na vida para deixar que a sua luz nos ilumine e nos torne felizes”.

A caminhada de preparação dos agora “eleitos” continuará durante a Quaresma, com especial intensidade espiritual.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress