A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, as vocações sacerdotais e a geminação missionária com o Sumbe foram os temas em agenda do novo Conselho Presbiteral, que se reuniu na passada terça-feira, 23 de fevereiro, sob a presidência de D. António Marto.
Da partilha de programas previstos pelas vigararias para o acolhimento a Nossa Senhora de Fátima, conclui-se que há grande empenho em honrar dignamente a padroeira da Diocese em todos os lugares por onde vai passar. A visita decorrerá de 1 a 13 de maio próximo, concluindo um périplo por todo o País como forma de preparação para o centenário da aparições de Fátima.
Quanto às vocações sacerdotais, os conselheiros manifestaram a sua preocupação pela carência atual e, ao mesmo tempo, a esperança de que as iniciativas do Seminário na ida às paróquias, a cooperação de sacerdotes, catequistas e pais e a implementação da oração e do acompanhamento de adolescentes e jovens possa produzir os frutos esperados.
Quanto à geminação com o Sumbe, foi feita uma breve apresentação e decidiu-se que, na próxima reunião, será feita a avaliação dos dez anos decorridos e o pronunciamento sobre a eventual renovação da mesma.
Na sua intervenção, o bispo diocesano exortou ao envolvimento das paróquias no acolhimento caloroso à Virgem Peregrina, à organização das “24 horas para o Senhor”, a trabalhar em rede em favor das vocações e a interpelar pessoalmente adolescentes e jovens.
Na reunião foi eleito o novo secretariado do Conselho, que é constituído pelos padres Pedro Viva, Nuno Gil e José Henrique Pedrosa.