D. António Marto presidiu a vigília de Pentecostes

Centena e meia de pessoas, muitas delas de movimentos, novas comunidades e associações de fiéis, participou, no passado sábado, 23 de maio, no Seminário de Leiria, na vigília de Pentecostes, sob o tema “Família, força profética”, promovida pelo Departamento Diocesano das Vocações cristãs.

Na primeira parte foi apresentado um filme sobre a problemática da família hoje. Seguiu-se o tempo de oração. Na sua intervenção, o bispo diocesano D. António Marto salientou os valores e funções da família na educação humana e cristã e como “seio” no qual se aprende a comunicação. Exortou a família a cuidar da educação humana e na fé, pois através dela se prepara o futuro.

A última parte constou de testemunhos concretos do acolhimento dos dons do Espírito por um casal e uma religiosa. O casal Helena e Vasco contaram o seu percurso de vida e a experiência que fazem cuidando do próprio amor com a presença de Jesus entre eles e da educação dos seus dois filhos, que vão introduzindo na prática do amor, relatando algumas experiências da filha. A irmã Olinda Rodrigues, da Congregação das Filhas da Igreja, narrou a história da sua vocação religiosa e a do seu irmão sacerdote, sublinhando a importância da família para perceber e corresponder positivamente ao chamamento de Deus. O coro da igreja de Santo Agostinho, de Leiria, assegurou os cânticos, que ajudaram na oração e no reforço de alguns valores e atitudes de fé.

Algumas pessoas levaram bens alimentares e de higiene com destino a famílias carenciadas ajudadas pela Cáritas diocesana. O gesto visou concretizar uma atitude de solidariedade por parte dos participantes, já que o significado do Pentecostes com o dom do Espírito Santo é gerar comunhão entre pessoas e grupos.

 

Discurso direto

Como apreciaste a experiência da vigília de Pentecostes?

“Apesar de a participação ficar aquém do número de movimentos e comunidades presentes na diocese, o número foi semelhante aos últimos anos. Foi interessante ver reunida a diversidade dos carismas. Também destaco o gesto de partilha. Um gesto simbólico mas que nos fez pensar em todas as famílias em dificuldade, compreendendo que gestos simples podem fazer a diferença!”. – P. André Batista, diretor do Departamento Diocesano das Vocações

 

Como viveu a tua família a vigília?

Falar em Pentecostes é falar antes de mais na alma da Igreja e do vigor de que os cristãos tanto necessitam para caminhar neste mundo. E foi isto que em família pudemos viver em cada momento ali partilhado na aula magna do seminário de Leiria, onde pudemos perceber essa mesma força profética do ser família. Tudo isto já seriam momentos a recordar e meditar, no entanto, o vivê-lo com toda a família trouxe um toque especial, ao ver os nossos quatro filhos presentes, o perceber de cada um o querer participar e a disponibilidade de ajudar das filhas mais velhas… É a certeza de que estamos juntos num caminho em Cristo, o que nos trouxe mais unidos e mais fortalecidos em família e na nossa caminhada de fé. Pudemos ainda partilhar a alegria com que cada um foi referindo os momentos que mais lhes tocaram. Parece-nos que este será o caminho da família: através da dedicação e esforço do quotidiano, vai vencendo as dificuldades no amor de Deus com que é acolhido em cada um. – Joaquim Dias e família

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.