D. António Marto presidiu a vigília de Pentecostes na Sé

Sob o tema “A alegria de ser Igreja em missão”, a vigília de Pentecostes, no sábado, 19 de maio, reuniu na sé de Leiria uma vasta assembleia de membros de movimentos, novas comunidades e congregações religiosas presentes na Diocese de Leiria-Fátima.

Juntos em oração, sob a presidência do bispo diocesano, com preces e cânticos invocaram a vinda do Espírito Santo, escutaram e meditaram a palavra de Deus e fizeram adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento com orações-testemunho de membros de três movimentos e cânticos próprios de cada um deles.

Na sua homilia, D. António Marto manifestou a sua alegria por esta celebração juntos em espírito eclesial e exortou a todos a tornarem-se testemunhas da “alegria do Evangelho” no mundo e a agirem em comunhão e colaboração eclesial. É necessário, afirmou, que todos participem juntos na missão da Igreja, não ficando cada um fechado nos seus grupos, mas indo para além das suas especificidades e atividades próprias.

No final desta celebração organizada pelo Departamento das Vocações Cristãs, todos fizeram a sua consagração à Virgem Maria e, com um cântico, invocaram-na como “Mãe da Santa Igreja” para que guie “em cada dia os seus pastores” e torne a Diocese sempre mais “Igreja missionária que anuncia o tempo novo e a Terra Prometida”.

JG

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress