D. António Marto: “Não podia ficar alheio” à jornada de oração com as crianças pela paz no mundo

“Estamos aqui unidos e reunidos em volta de Nossa Senhora, Mãe espiritual de toda a humanidade, para correspondermos ao pedido e ao convite que Ela fez aqui para rezar o Terço todos os dias pela paz no mundo”, disse ontem ao fim da tarde, na Capelinha das Aparições, o Cardeal António Marto, no arranque da oração do rosário, ponto central da “bela iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre” intitulada ‘um milhão de crianças reza o Terço pela Paz’.

O Cardeal da diocese de Leiria-Fátima assinalou a presença de dezenas de crianças “representativas das escolas de Fátima”, e lembrou que a oração do Terço iria ser igualmente um momento de “união com o nosso querido Papa Francisco, que nos pede para rezarmos pela unidade da Igreja”, e também “em união com todas as pessoas e populações vítimas da guerra em vários lugares do mundo, e com os homens e mulheres que hoje invocam o nome da paz”.

A iniciativa da Fundação AIS teve o seu epicentro em Fátima, na Capelinha das Aparições e culminou com a irmã Annie Demerjian, oriunda da Síria, a rezar as três últimas Ave-Marias do Terço em árabe, lembrando a todos o sofrimento imenso deste país em guerra há mais de sete anos. A irmã Annie pertence à Congregação das Irmãs de Jesus e Maria e é coordenadora dos projectos da Fundação AIS em Alepo e Damasco.

No entanto, foram inúmeros os locais no nosso país onde as crianças rezaram pela paz respondendo afirmativamente ao repto da Ajuda à Igreja que Sofre. Foram muitas as escolas, paróquias, colégios, movimentos e grupos de jovens que se juntaram à Fundação AIS, nomeadamente na capital, junto à Torre de Belém, onde mais de três centenas de pessoas rezaram também o Terço juntamente com o Bispo Auxiliar do Patriarcado de Lisboa, D. Nuno Brás.

O mesmo se passou um pouco por todo o mundo. Ontem, a oração do Terço com as crianças realizou-se em pelo menos 83 países. A meio da tarde, nos escritórios centrais, na página criada na ‘internet’ para quem pretendia unir-se a nível individual a esta iniciativa, recolhendo material de apoio, por exemplo, contabilizavam-se já mais de 600 mil adesões.

O Cardeal António Marto reconheceu, momentos antes do início da oração na Capelinha das Aparições, em declarações à Fundação AIS, que esta iniciativa tem já “uma dimensão universal e eu mesmo não podia ficar alheio quando recebi o convite da Ajuda à Igreja que Sofre para me associar a esta oração do Terço pela paz e pela unidade da Igreja, que Nossa Senhora aqui pediu em comunhão com os inocentes, que são os caros amiguitos e amiguitas, como eu chamo às crianças”.

A oração do Terço desde a Capelinha das Aparições teve o apoio do Santuário de Fátima, da Rede Mundial de Oração do Papa e do Apostolado Mundial de Fátima, e foi transmitido em directo pela Rádio Renascença, Rádio Sim, Rádio – TV Canção Nova, Angelus TV, e também para todo o mundo através da Fundação AIS na página www.milionkidspraying.org

Departamento de Informação da Fundação AIS | ACN Portugal

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.