D. António Marto na abertura do ano da Escola Diocesana Razões da Esperança

O Bispo diocesano, D. António Marto, irá presidir à celebração eucarística que marca o início do ano letivo da Escola Diocesana Razões da Esperança, no dia 24 de setembro, às 21h00, em Leiria.

Será na igreja do Seminário Diocesano, numa ocasião que será também assinalada pela entrega de diplomas aos alunos finalistas do ano passado.

Recorde-se que esta escola, coordenada pelo Centro de Formação e Cultura (CFC) da Diocese, surgiu após o Sínodo Diocesano, como forma de juntar os esforços de vários serviços e movimentos na sua oferta formativa. Pretende ajudar os fiéis interessados em conhecer mais aprofundadamente a fé cristã e “as razões da sua esperança”, através de uma “formação integral, adequada e permanente, que ilumine e estimule à ação”, como se lê no sítio em linha do CFC, recentemente remodelado, em www.cfcleiria.pt

Na convicção de que “o Evangelho é fonte de esperança e de renovação para a sociedade” e para combater “os ventos de desânimo que semeiam cansaço nos corações e nas mentes”, a EDRE é, simultaneamente, um convite ao empenhamento dos cristãos na transformação do mundo, “chamados a unir o seu talento pessoal e as suas competências ao testemunho claro da sua fé em Jesus Cristo”.

 

1.º Semestre 2013/2014

Como é já habitual, as aulas decorrerão no Seminário de Leiria, às terças-feiras, a um ritmo quinzenal.

Numa primeira hora (21h00-21h50), será ministrada a disciplina “Ler o Antigo Testamento hoje”, pelo padre Gonçalo Diniz, incluída no Curso Básico de Iniciação à Reflexão Teológica e Pastoral da EDRE, previsto para três anos, num total de seis disciplinas com 8 horas cada.

Também neste período, como opção de formação complementar a quem já fez a referida disciplina, é oferecido o tema “A família na Igreja e na sociedade – desafios”, por Jorge Cotovio, enquadrado no biénio sobre a família que se inicia este ano na Diocese.

Num segundo tempo (22h00-23h00), decorre a formação específica dos vários serviços e movimentos, para catequistas, cursistas, coristas, leitores, grupos de jovens, animadores vocacionais, etc. Destaca-se, como novidade neste semestre, os grupos “Catequese do 3.º ano” e “Catequese do 7.º ano”, pensados para os respetivos catequistas.

 

Destinatários

Como se percebe, podem inscrever-se na EDRE todos os interessados em aumentar o seu conhecimento teológico-pastoral, sejam leigos, religiosos ou padres. Tendo como idade mínima os 16 anos, os participantes que frequentarem, pelo menos, 75% das aulas dadas podem receber um certificado de frequência, bem como um certificado de aprovação em cada disciplina a que tenham aproveitamento positivo. Quem completar com aproveitamento as 6 disciplinas do curso terá direito ao diploma final da Escola.

As inscrições poderão fazer-se no próprio dia da abertura, ou no início do semestre, podendo ser consultadas mais informações no sítio do CFC, pelo email razoesdaesperanca@gmail.com, ou pelos telefones 244103816 e 918022575.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.