D. António Marto marcou presença no aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) comemorou o primeiro aniversário da Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD). Na cerimónia, que decorreu no dia 7 de junho, no auditório do Hospital de Santo André, em Leiria, o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Leiria, Licínio Carvalho, revelou que a UHD tratou, num ano, “300 doentes em sua casa, como se estivessem no nosso hospital, nos nossos internamentos, é obra!” Licínio Carvalho destacou a “dedicação” e o “empenho” da equipa que integra esta valência hospitalar, coordenada pela médica Amália Pereira, a juntar à “eficácia” do serviço que é prestado aos utentes, cujo tratamento na sua residência é igual ao que é feito em contexto hospitalar. O responsável admitiu ainda a possibilidade de, no futuro, “diferenciar a gestão desta Unidade, através de um Centro de Responsabilidade Integrada”.

A cerimónia ainda com presença da coordenadora da UHD, Amália Pereira, médica internista, da equipa clínica da UHD, e diversas entidades, entre as quais, o cardeal D. António Marto, bispo da nossa Diocese.

No final da sessão foi inaugurada uma exposição de fotografias da UHD, patente na entrada exterior do HSA, e entregue a chave da nova viatura da UHD pelas mãos do administrador da AutoMecânica da Confraria, Jaime Santos. O corte do bolo do 1º aniversário da UHD foi animado musicalmente pelo Grupo de Concertinas da Caranguejeira.

UHD visa humanizar os cuidados de saúde

Criada em junho de 2020, em plena pandemia, a UHD pretende contribuir para humanizar os cuidados de saúde, oferecendo tratamento diferenciado de nível hospitalar no conforto da residência dos doentes, reduzir a taxa de complicações relacionadas com infeções em meio hospitalar, e aproximar o hospital da comunidade. Promover a recuperação funcional e autonomia do doente no seio da sua família, e estimular a participação ativa da família na prestação de cuidados, fazem também parte dos objetivos assumidos para esta Unidade. 

A Unidade funciona 24 horas por dia, durante sete dias por semana, garantindo todo o processo assistencial do doente desde a admissão até à alta do doente.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.