D. António Marto já é Cardeal

O Papa Francisco proferiu hoje pelas 15h40 (Lisboa) o nome do bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, como novo cardeal da Igreja Católica, numa cerimónia na Basílica de São Pedro.

A celebração começou com um breve momento de oração em silêncio, do Sumo Pontífice diante do altar da Confissão, sobre o túmulo do apóstolo São Pedro.

Em seguida D. Louis Sako, Patriarca do Iraque fez um cumprimento em nome de todos os presentes. O prelado começou por agradecer “a confiança colocada sobre nós”, e considerou que o facto de Francisco ter nomeado Cardeais de 11 países diferentes salienta a “universalidade da Igreja”. A “especial atenção pelas Igrejas orientais e pelas minorias onde ainda há mártires” por parte do Papa foi salientada.

“Esta nomeação em dia de Pentecostes não foi ao acaso, e pede um compromisso da fé, nas exigências do mundo contemporâneo”, afirmou ainda lembrando que o compromisso destes novos Cardeais vai assentar muito na promoção da “cultura do diálogo, respeito e paz”.

Em seguida, Francisco proclamou uma oração que antecedeu a leitura do evangelho e a homilia.

Depois deste momento, o Papa leu a fórmula de criação e proclamou em latim os nomes dos cardeais, para os unir com “um vínculo mais estreito” à sua missão.

Em seguida ouviu-se a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência ao Papa e seus sucessores.

Cada um dos novos 14 cardeais ajoelhou-se para receber o barrete cardinalício, de acordo com a ordem de criação: D António Marto foi o sétimo.

D. António Marto foi criado cardeal-presbítero com o título de ‘Santa Maria sopra Minerva’, uma igreja de Roma que já atribuída, no século XIX, ao cardeal Guilherme Henriques de Carvalho, 9.º patriarca de Lisboa, que foi bispo de Leiria.

No Santuário de Fátima, os sinos do carrilhão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário tocaram para assinalar a elevação do pastor da diocese de Leiria-Fátima a Cardeal.

O bispo de Leiria-Fátima foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco no dia 20 de maio; é o quinto cardeal português do século XXI e o segundo a ser designado no atual pontificado.

O Governo português está representado pela ministra da Justiça, Francisca Van Dunem; estão também presentes os presidentes dos municípios de Leiria e Ourém, bem como nove bispos portugueses.

A delegação de D. António Marto integra ainda 34 pessoas, incluindo sacerdotes da Diocese de Leiria-Fátima e seis familiares.

(notícia em atualização in fatima.pt)

Leia esta e outras notícias na...

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.