D. António Marto escreve mensagem à Igreja de Leiria-Fátima por ocasião do seu dia anual

Por ocasião do dia da Igreja Diocesana, a ter lugar nos próximos dias 5 e 6 de outubro, o bispo D. António Marto quis escrever uma mensagem a todos os fiéis. Neste fim de semana, o cardeal encontra-se ausente em Roma “por motivo da convocação do Papa Francisco para o consistório da criação de novos cardeais, um dos quais é o português D. José Tolentino de Mendonça”, pelo que não poderá participar nos eventos que estão a ser organizados, com destaque para o Fórum “Jovens: oportunidade e desafios” e para a celebração eucarística que o finaliza e que marca oficialmente o novo ano pastoral.

Na sua mensagem, D. António Marto recupera o que escreveu na sua carta pastoral Carta Pastoral “A alegria da fé no caminho dos jovens”, há um ano:

“Antes de mais, são decisivas a centralidade e a qualidade espiritual da comunidade cristã como horizonte da ação pastoral. Num mundo que leva à dispersão e ao isolamento, o testemunho da fraternidade, da comunhão, do sentir-se acolhido e participante ativo da vida da comunidade e da sua missão permanece o horizonte necessário para inserir a pastoral juvenil e vocacional dentro do seu seio comunitário natural. Toda a comunidade se deve sentir responsável e envolvida nesta causa pastoral, numa colaboração articulada com os movimentos e grupos de jovens.” (n. 14)

O Bispo diocesano exorta à participação de todos nas atividades previstas para este ano pastoral e outras “possíveis iniciativas que ajudem a crescer na consciência e no sentido de pertença e de comunhão eclesial”, quer na Diocese, como também nas paróquias.

“E, ao longo do ano pastoral, cada um unido e em colaboração com outros, nas respetivas comunidades, grupos ou movimentos, faça o que o Espírito Santo e a criatividade lhes inspirar para ir ao encontro dos jovens e acolhê-los, escutar as suas inquietações e os seus sonhos, e oferecer-lhes experiências e oportunidades de encontro pessoal com Jesus Cristo”, refere o D. António Marto.

O prelado lembra ainda o facto de se estar a decorrer o Ano Missionário Extraordinário e convida todas as comunidades a estarem presentes no dia 20 de outubro no encerramento do Ano Missionário numa peregrinação nacional, em Fátima, com a presença de todo o episcopado português.

Domingo da Palavra de Deus
26 de Janeiro
Retiro 24, para jovens
1 de Fevereiro
Formação sobre administração de bens da Igreja
8 de Fevereiro
, às 10:00
ENDIAD – Encontro Diocesano de Adolescentes
8 de Março
, às 09:30
Formação sobre administração de bens da Igreja
22 de Fevereiro
, às 14:30
Partilhar

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress