Depois de ter escrito a nota pastoral intitulada “Oito dias de peregrinação espiritual ao Santuário de Fátima”, o cardeal D. António Marto publicou nas redes digitais da diocese de Leiria-Fátima um vídeo com uma versão mais curta da mensagem que anuncia a Peregrinação Diocesana.
Como o próprio cardeal explica, este ano a tradicional peregrinação terá obrigatoriamente contornos diferentes pelas razões que são sobejamente conhecidas e que têm a ver com a crise pandémica. “A impossibilidade de irmos a Fátima por razões de preservação do bem comum da saúde faz-nos sofrer e sentir saudade do Santuário e da comunidade ali reunida em oração”, lamenta o prelado.
Como alternativa, é proposto a todos os fiéis que, nas suas casas, adiram às propostas que estão a ser preparadas pela Diocese. Assim, “na caminhada de oito dias seremos ajudados pelos vídeos publicados em cada dia nas redes sociais da Diocese. Com essa ajuda aliamos os frutos da Palavra de Deus – fortalece a esperança, purifica a vida, alegra o coração, cultiva a comunhão e anuncia o amor – com as dimensões essenciais da espiritualidade da peregrinação: a vida cristã como caminho para Deus, a necessidade de conversão permanente, as marcas da alegria, fraternidade e comunhão, as expressões de oração a Deus na confiança, adoração e relação filial e, por fim, o testemunho e irradiação do Evangelho na vida quotidiana”.
O início oficial da Peregrinação vai ter lugar no dia 14, domingo, às 11h30, na sé, com a celebração da Eucaristia, transmitida em direto nos canais habituais. No final da Missa, o bispo D. António Marto fará o convite a todos para fazerem esta peregrinação ao longo da semana.