D. António Marto envia mensagem de confiança aos colaboradores do Santuário de Fátima

O prelado aproveitou para reiterar a sua confiança nos responsáveis. "Em momento algum senti que as opções tomadas alguma vez pudessem prejudicar o cumprimento integral da missão do Santuário ou afastar-se dos princípios da Doutrina Social da Igreja. Bem pelo contrário!"

O Cardeal D. António Marto dirigiu uma mensagem em vídeo aos colaboradores, peregrinos e amigos do Santuário de Fátima. As suas palavras surgem na sequência de uma série de notícias trazidas a públicos que davam conta de que a direção do Santuário pretendia despedir alguns dos seus trabalhadores, questionavam a sua gestão e acusavam alguns elementos de usufruir de remunerações elevadas.

Depois do Conselho Nacional do Santuário de Fátima — órgão que superintende a actividade daquele local — se ter reunido esta semana e ter abordado a questão, o Bispo da diocese de Leiria-Fátima quis deixar umas palavras de alento a todos os colaboradores, garantindo que não haveria despedimentos.

O prelado aproveitou para reiterar a sua confiança nos responsáveis. “Em momento algum senti que as opções tomadas alguma vez pudessem prejudicar o cumprimento integral da missão do Santuário ou afastar-se dos princípios da Doutrina Social da Igreja. Bem pelo contrário!”

Para o cardeal, é a “competência e sentido de missão” de todos os que ali trabalham, “que fazem desta casa a casa de tantos e tantos peregrinos”. E aproveita ainda para agradecer a todos os peregrinos e amigos “as inúmeras e sensibilizadas manifestações de apoio e solidariedade. Tudo faremos para continuar a merecê-las. A Cova da Iria será sempre o lugar especial que guardais nos vossos corações.”

Mensagem integral

As notícias que têm vindo a público sobre o Santuário de Fátima e causaram um clima de perturbação nos colaboradores do santuário e na população em geral,  levam-me a deixar um testemunho público da minha tristeza, mas também a transmitir uma palavra de serenidade, gratidão e confiança para tranquilizar todos os colaboradores e peregrinos.

Como responsável pelo Santuário acompanho de perto todas as decisões da reitoria. Em momento algum senti que as opções tomadas alguma vez pudessem prejudicar o cumprimento integral da missão do Santuário ou afastar-se dos princípios da Doutrina Social da Igreja. Bem pelo contrário!

O Conselho Permanente da Conferência episcopal acaba de manifestar em comunicado “a sua sintonia com as orientações do Santuário e o apreço pelo trabalho realizado, com repercussões a nível internacional e nacional, particularmente nas nossas dioceses. O Conselho Nacional do Santuário de Fátima acompanha todo este processo e a situação do Santuário”. Os bispos manifestam também satisfação em saber “que não há despedimentos dos funcionários do Santuário”.

O sentido pastoral no acolhimento dos peregrinos, o empenho no anúncio e difusão da Mensagem de Fátima, o profundo sentido evangélico com que aqui se desempenham todas e cada uma das atividades impelem-me a deixar esta minha palavra pessoal de apreço,  gratidão, confiança e solidariedade para com os trabalhadores, os voluntários e para com a equipa de responsáveis que os dirige. 

É a vossa competência e sentido de missão que fazem desta casa a casa de tantos e tantos peregrinos! Sois a face de uma igreja missionária, que acolhe, que consola, que cura feridas. 

Convosco, tudo faremos para que o Santuário continue a ser o sustento para os que aqui trabalham e o alento para os que o procuram. 

Como dizia o Santo Padre, no início desta pandemia, “ninguém se salva sozinho. Estamos todos no mesmo barco”. 

O Santuário tudo fará para ser a solução e nunca um problema e muito menos contribuirá para agravar os problemas que já existem. 

A todos os peregrinos e amigos do Santuário de Fátima, agradeço as inúmeras e sensibilizadas manifestações de apoio e solidariedade. Tudo faremos para continuar a merecê-las. A Cova da Iria será sempre o lugar especial que guardais nos vossos corações.

Mesmo num contexto tão exigente como é este em que vivemos, onde sentimos medo e angústia pelo trabalho, pela família, pelo sustento, saibamos confiar como Nossa Senhora. A confiar, como ela o fez, mesmo nos momentos de maior desânimo, dúvida ou cansaço. E a confiar que Ela continuará a proteger-nos a todos e o nosso querido Santuário que é, antes de mais, o Seu Santuário. 

Que Deus vos abençoes e Nossa Senhora vos acompanhe com a sua proteção materna!

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.