D. António Marto decide entregar a renúncia quaresmal à Cáritas de Leiria

D. António Marto lembra ainda que as Cáritas diocesanas "encontram-se em dificuldades económicas porque no ano passado não foi possível fazer o habitual peditório de rua nem o previsto ofertório".

Para marcar a Semana Cáritas que começa no próximo domingo 28 de fevereiro, o bispo da diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto acaba de publicar uma mensagem em vídeo em que aborda a renúncia quaresmal como forma de partilha e de solidariedade.

Nessa mensagem, o cardeal informa que o destino da habitual renúncia quaresmal da Diocese vai ser a própria Cáritas de Leiria. Essa decisão vai ao encontro do “apelo da Presidente da Cáritas nacional para destinar a renúncia quaresmal à Cáritas de cada diocese invocando o motivo do aumento exponencial do número cada vez maior de pessoas e famílias que recorrem às Cáritas diocesanas”. D. António Marto lembra ainda que as Cáritas diocesanas “encontram-se em dificuldades económicas porque no ano passado não foi possível fazer o habitual peditório de rua nem o previsto ofertório” como, aliás, acontece este ano.

Vídeo
https://youtu.be/rz3Dueg6Vgo

Texto integral da mensagem

Partilha solidária: a renúncia quaresmal

Este ano viveremos a Quaresma no contexto da terceira vaga da pandemia mais complicada e cheia de incerteza. Estamos a sentir ainda mais o impacto dos efeitos socioeconómicos desta crise. Como cristãos não podemos ficar indiferentes às situações de pobreza. O Papa Francisco convida-nos a viver e testemunhar, nesta Quaresma, a caridade seguindo as pegadas de Cristo na atenção e compaixão por cada pessoa.

A caridade realiza-se no  cuidado recíproco de uns pelos outros, na solidariedade ativa e no apoio aos mais pobres e necessitados. “Uma sociedade é tanto mais humana quanto mais é capaz de cuidar dos seus membros frágeis e sofredores e sabe fazê-lo com eficiência animada pelo amor fraterno. Tendamos para esta meta, procurando que ninguém fique sozinho, nem se sinta excluído e abandonado”.

Neste contexto situa-se a chamada “renúncia quaresmal” como expressão da partilha solidária de bens. Este ano chegou-nos um apelo da Presidente da Cáritas nacional para destinar a renúncia quaresmal à Cáritas de cada diocese invocando o motivo do aumento exponencial do número cada vez maior de pessoas e famílias que recorrem às Cáritas diocesanas. Estas por sua vez encontram-se em dificuldades económicas porque no ano passado não foi possível fazer o habitual peditório de rua ( como também não será este ano), nem o previsto ofertório. Por isso, tendo ouvido o Conselho de Vigários, decidimos que a renúncia da quaresma deste ano 2021 será destinada à Cáritas diocesana. Faço um apelo a todos e cada um dos cristãos da nossa diocese que sejam generosos nesta partilha lembrando-nos de que “o pouco, se partilhado com amor, nunca acaba, mas transforma-se em reserva de vida e felicidade”, porque Deus não se deixa vencer em generosidade e “há mais alegria em dar do que em receber”!

A todos desejo Santa Quaresma de caridade, partilha e solidariedade!

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.