A tarde de 12 de março de 2017 tornou-se histórica para a paróquia das Colmeias, com a vinda do Bispo da Diocese de Leiria-Fátima, D. António Marto, para a bênção da primeira pedra do Centro Pastoral Três Pastorinhos, nome que o complexo assumiu recentemente.
Apesar de estar já em construção, esta celebração trouxe nova esperança de ver edificada a obra que conjugará várias valências para a comunidade paroquial e para a vigararia das Colmeias em geral, assim como para os milhares de peregrinos que passam nesta região todos os anos.
Na cerimónia, para além da população e de representantes de algumas instituições da freguesia das Colmeias e Memória, estiveram presentes Hugo Monteiro, adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Leiria, Gonçalo Lopes, vice-presidente do Município de Leiria, e Artur Santos, presidente da junta de freguesia local.
A celebração da Eucaristia, presidida por D. António Marto, serviu para uma interiorização e reflexão sobre a Quaresma em que estamos, um tempo de “primavera espiritual, que nos convida a renovar a nossa fé e a esperança”. Num contexto de reencontro com a vida, o Bispo de Leiria-Fátima convidou os presentes a tomarem consciência de que “todos nós temos algo a melhorar, a modificar e a progredir, numa época quaresmal que requer de cada um uma maior e mais profunda aproximação a Deus”.
Ainda na celebração na igreja paroquial de São Miguel das Colmeias, o pároco, padre João Feliciano, manifestou a alegria de receber o Bispo diocesano para bênção da primeira pedra do Centro Pastoral Três Pastorinhos, destacando que não seria “uma pedra qualquer”, até porque as obras já tinham iniciado há algum tempo. Assim, “ não será depositada no cimento, para nunca mais se ver, mas irá ter no futuro muita visibilidade”, afirmou. E tinha razão no que dizia, porque, na chegada à obra do novo Centro Pastoral, foi a imagem de Nossa Senhora com os três Pastorinhos que se encontrou, uma peça de arte que se destacou nesta tarde carregada de emoção e história.
No momento da bênção, D. António Marto sensibilizou a população para a importância desta obra e para que todos se sintam incorporados neste projecto pastoral: “Com o contributo de cada um, à sua medida, todos ficam com um pedacinho desta casa”. A mesma mensagem foi reforçada por Artur Santos e Gonçalo Lopes, indicado a colaboração das autarquias locais no empreendimento.
No final, foi oferecido um lanche de confraternização para as centenas de pessoas que participaram neste evento festivo.
Um centro para todos
O Centro Pastoral Três Pastorinhos acolherá a catequese e outros serviços pastorais da paróquia, servindo ainda para o acolhimento aos peregrinos, mas estará também à disposição da sociedade em geral e do território da vigararia, nomeadamente com um auditório que terá condições de conforto e técnicas para acontecimentos culturais, académicos e de entretenimento. O investimento de cerca de um milhão de euros será, com certeza, um enorme desafio que a comunidade terá nos próximos anos.