D. António Marto batizou e crismou na prisão: “Não deixeis que vos roubem a esperança!”

No passado dia 17 de novembro, o Bispo diocesano deslocou-se ao Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL) para presidir à celebração da Eucaristia em que foram batizados e crismados nove jovens que fizeram este ano a caminhada de preparação para a receção destes sacramentos da iniciação cristã.

Um outro, que entretanto sairia em liberdade após cumprimento da pena, já havia recebido os mesmos sacramentos no dia 11, pelas mãos do capelão, padre Rui Acácio.

Acompanharam-nos neste dia, que certamente lhes ficará gravado para sempre, um representante da Direção Geral dos Serviços Prisionais, a direção do próprio EPL, bem como alguns funcionários, colegas reclusos, familiares e membros do grupo de visitadores “Os Samaritanos”.

Na homilia, D. António Marto exortou os reclusos a não desistirem da vida e a não desanimarem, “porque Deus perdoa tudo, perdoa a todos e, mais ainda, perdoa sempre. Deus não se cansa de perdoar… nós é que nos cansamos de Lhe pedir perdão”. E reforçou o apelo: “Não deixeis que vos roubem a esperança!”.

Foi neste clima, num misto de lágrimas e de emoção, que estes jovens se sentiram envolvidos, realidade que até há pouco tempo parecia impensável. Também os seus familiares se regozijaram pelo caminho que “os seus” tinham iniciado e que certamente os levaria por outros caminhos, para uma nova vida.

Aos “Samaritanos”, chamados a redescobrir diariamente o amor de Cristo por todos, cabe a alegria do dever cumprido e a comunhão que com eles vão fazendo ao longo de cada semana, tentando dar sempre o seu melhor enquanto cristãos, procurando ser “sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13) e tendo presente o apóstolo Paulo: “Impelido pelo amor de Cristo, vai e faz tu também o mesmo” (2 Cor 5, 14; Lc 10, 37).

J. Carrasqueiro de Sousa (C.)

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress