Queridos fiéis da diocese de Leiria-Fátima
No domingo, 4 de outubro, celebramos o Dia da Igreja Diocesana.
É uma bela ocasião para tomarmos consciência, darmos graças e celebrarmos juntos a nossa condição de parcela do povo de Deus, constituída por várias comunidades mas todas unidas na comunhão da mesma fé em Jesus e do amor fraterno.
Como vosso bispo e irmão quero saudar-vos, particularmente neste dia, com grande afeto fraterno.
No dia da Igreja Diocesana damos início a um novo ano pastoral, o primeiro do biénio sob o tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”. É um tema de primeira importância. A Igreja vive da Eucaristia, isto é, do encontro e da comunhão com Cristo vivo e presente na Eucaristia, fonte da nossa comunhão fraterna e do testemunho cristão no mundo. Nesta linha apresentarei a carta pastoral intitulada “A Eucaristia, encontro e comunhão com Cristo e os irmãos” com o programa pastoral comum. Todos vós podeis acompanhar em direto através dos canais digitais da Diocese.
Neste ano sofreremos os condicionamentos devidos à pandemia, mas a vida da Igreja e das comunidades não pode ficar parada. Vamos em frente com o programa pastoral segundo as possibilidades concretas.
Peço que nas paróquias e nas outras comunidades se celebre a Missa dominical em comunhão com a Igreja diocesana contribuindo também com o ofertório para a missão da nossa Igreja.
Desejo-vos “Bom Domingo da Igreja Diocesana” e que Deus vos abençoe!
Mensagem em vídeo: https://youtu.be/Pt7l-TV0Wq0