Com o mesmo programa do primeiro, de que o PRESENTE fez notícia, o segundo turno do curso de formação permanente do clero da Diocese de Leiria-Fátima, com a participação de 36 padres e um diácono, realizou-se no Centro de Espiritualidade do Turcifal, Torres vedras, de 23 a 27 de janeiro.
Desta vez, teve a participação do Bispo diocesano durante metade da semana. Na abertura, D. António Marto referiu que o objetivo deste curso seria preparar a celebração do centenário da restauração da Diocese, que ocorrerá em janeiro de 2018. Adiantou que o lema do próximo ano pastoral poderá ser: “Renascemos com Maria, com Ela partimos em missão”. Afirmou que a celebração deverá fazer memória do passado com gratidão, levar a viver o presente com paixão e a viver o futuro com esperança. Neste sentido, apelou à vivência da formação “como momento de graça para a renovação espiritual e pastoral sob o conforto materno de Nossa Senhora de Fátima”.
Além das várias lições e de outras intervenções, partilha de ideias, oração e confraternização, nas duas semanas, o programa incluiu também uma tarde de passeio para conhecer Torres Vedras e a celebração de eucaristia na paróquia da cidade. A comunidade local correspondeu ao apelo do pároco, e os fiéis encheram a igreja para participar nas Missas com o clero de Leiria-Fátima, deixando-o com muito boa impressão.
Na avaliação deste segundo turno, os padres destacaram estas conclusões: a necessidade de estarem atentos à realidade, sem se acomodarem, mas discernindo-a à luz da Palavra de Deus e respondendo aos seus desafios com uma ação pastoral adequada, cuidarem da formação dos leigos, especialmente dos próprios colaboradores, trabalharem em equipa e em maior abertura da paróquia à Diocese, aplicarem a misericórdia e trabalharem bem o biénio que o projeto pastoral diocesano vai dedicar à juventude em 2018-2020. Algumas das perspetivas abertas na formação poderão ser retomadas nos órgãos consultivos da Diocese e das paróquias, em ordem a tornarem-se projetos e ações pastorais.