D. António em Roma para visita “ad Limina”

O Bispo diocesano partiu para Roma, hoje (04.09.2015), com o episcopado português, onde se vai encontrar com o Papa Francisco e os responsáveis das diversas instituições da Santa Sé, no âmbito da visita “ad Limina”.

Na partida, em declarações ao Presente Leiria-Fátima, D. António Marto falou do encontro como “expressão da comunhão com o Santo Padre e da catolicidade da Igreja”.

“Aguardo com expetativa o colóquio do Santo Padre com os bispos em grupo e, sobretudo, ouvir as perspetivas que ele e as Congregações da Cúria nos apontarão para a missão da Igreja hoje e, concretamente, em Portugal”, referiu o Bispo.

Para o episcopado português, esta viagem é encarada como “um momento de graça” e uma oportunidade para “repensar” as “linhas de orientação” que quer seguir nos próximos anos, referiu à Ecclesia, o padre Manuel Barbosa, secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP).

O programa oficial da viagem de oito dias a Roma inicia-se na segunda-feira, pelas 07h30 (menos uma Lisboa), com uma Missa junto do túmulo de São Pedro, na Basílica de São Pedro.

A agenda inclui uma série de encontros com os responsáveis das diversas instituições da Santa Sé (Congregações e Conselhos Pontifícios) e uma visita à sede da Cáritas Internacional.

Dos 43 bispos em Portugal (20 residenciais, 1 administrador apostólico, 1 coadjutor, 7 auxiliares e 14 eméritos), 38 vão marcar presença no Vaticano; D. José Ornelas Carvalho, bispo nomeado de Setúbal (vai ser ordenado e tomar posse a 25 de outubro) também vai participar na visita ao Papa.

A última visita “ad Limina” dos bispos portugueses foi há oito anos, ainda no pontificado de Bento XVI.

A visita “ad sacra Limina Apostolorum” é realizada pelos bispos do mundo inteiro, com o objetivo de reforçar as “suas responsabilidades” em comunhão com o Papa; a sua denominação faz referência à visita aos túmulos (em latim ‘limina’) dos Apóstolos Pedro e Paulo, em Roma.  

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.