D. António celebrou solenidade de S. Francisco

No passado dia 3 de outubro, no convento da portela, em Leiria, D. António Marto presidiu à celebração da eucaristia na solenidade de S. Francisco de Assis.

Na homilia, evocando a vida do santo, salientou o seu estilo de vida evangélica, a promoção da fraternidade entre as pessoas e a difusão do Evangelho pelo exemplo, alegria de vida e relação fraterna com as pessoas e todas as criaturas, invocando para todos o dom da paz. Depois, exortou todos a viverem hoje segundo o exemplo do “pobrezinho de Assis”, afirmando que a renovação da Igreja parte do interior das pessoas, quando elas se deixam mover pela força do Evangelho e vão ao encontro dos outros, especialmente os mais necessitados, “as periferias existenciais”, levando-lhes o dom da paz e do amor. A celebração reuniu não apenas os frades, os membros da ordem secular franciscana e os amigos do convento, mas várias outras comunidades religiosas femininas franciscanas presentes em Leiria, Fátima e Monte Real.

Quando estava à beira de morrer, Francisco de Assis mandou chamar os seus irmãos e filhos espirituais, confortou-os na dor que sentiam, exortou-os ao amor de Deus e “recomendou-lhes a observância do Evangelho como mais importante que a de quaisquer leis”. Por fim, disse-lhes: “Cumpri a minha missão; Cristo vos ensine a cumprir a vossa.” O seu “transito” para Deus  aconteceu em 1226. A presença franciscana em Leiria e na diocese é muito antiga. Além de conventos, igrejas e capelas, há uma paróquia, Meirinhas, que tem Francisco de Assis como seu padroeiro e muitas pessoas são devotas do santo e participam da sua espiritualidade evangélica.

Leia esta e outras notícias na...

Receba os nossos destaques no seu email

Não precisa de vir ao site da Diocese para estar informado das notícias mais importantes. Basta indicar o seu email neste formulário:

Nota: para garantir a segurança e proteção dos seus dados, deve confirmar a sua inscrição. As instruções estão num email que irá receber. Depois de confirmar, começará a receber emails a partir de info@leiria-fatima.pt com média regularidade. A qualquer momento pode cancelar subscrição.

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.