Curso livre no MASE

O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), dos Missionários da Consolata em Fátima, promove de 4 a 25 de novembro um curso livre intitulado “Representações da enfermidade e da morte na arte e na cultura cristã”.

Será lecionado por Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte, diretor do Museu e do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, bem como do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.

No mês em que se celebram na Igreja os sufrágios pelos defuntos, esta iniciativa “pretende ser uma viagem cultural, assente sobretudo nos testemunhos histórico-artísticos”, pelos temas da doença e da morte, que “embora pareçam afastados do quotidiano da atual vivência humana, persistem na cultura contemporânea, que os herda de tempos imemoriais e os interpreta, porventura, de forma velada”. Percorrerá temas como a reflexão historiográfica acerca do tema da doença e da morte, o substrato cristão da cultura médica, os paradigmas imagéticos da cura, o papel da Igreja na evolução dos cuidados de saúde e da assistência aos enfermos, a arte de bem morrer e a ritualidade do passamento, a representação do «duelo admirável» e a imagem difícil do Deus morto na cruz, os cuidados com o corpo morto e a organização ritual da passagem, o luto e a sepultura como perpetuação da memória, a morte barroca e a morte romântica, a morte como fonte para a arte e como fonte de conhecimento e a cultura da morte no mundo contemporâneo.

Organizado em quatro sessões, decorrerá às terças-feiras, das 18h30 às 20h00, aberto a todos os interessados mas limitado a 30 vagas. A data limite de inscrição é o dia 30 de outubro, podendo fazer-se pelo de telefone 249539470, o email museuartesacra@consolata.pt, ou em masefatima.blogspot.com.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.