O Museu de Arte Sacra e Etnologia (MASE), dos Missionários da Consolata em Fátima, promove de 4 a 25 de novembro um curso livre intitulado “Representações da enfermidade e da morte na arte e na cultura cristã”.
Será lecionado por Marco Daniel Duarte, doutorado em História da Arte, diretor do Museu e do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, bem como do Departamento do Património Cultural da Diocese de Leiria-Fátima.
No mês em que se celebram na Igreja os sufrágios pelos defuntos, esta iniciativa “pretende ser uma viagem cultural, assente sobretudo nos testemunhos histórico-artísticos”, pelos temas da doença e da morte, que “embora pareçam afastados do quotidiano da atual vivência humana, persistem na cultura contemporânea, que os herda de tempos imemoriais e os interpreta, porventura, de forma velada”. Percorrerá temas como a reflexão historiográfica acerca do tema da doença e da morte, o substrato cristão da cultura médica, os paradigmas imagéticos da cura, o papel da Igreja na evolução dos cuidados de saúde e da assistência aos enfermos, a arte de bem morrer e a ritualidade do passamento, a representação do «duelo admirável» e a imagem difícil do Deus morto na cruz, os cuidados com o corpo morto e a organização ritual da passagem, o luto e a sepultura como perpetuação da memória, a morte barroca e a morte romântica, a morte como fonte para a arte e como fonte de conhecimento e a cultura da morte no mundo contemporâneo.
Organizado em quatro sessões, decorrerá às terças-feiras, das 18h30 às 20h00, aberto a todos os interessados mas limitado a 30 vagas. A data limite de inscrição é o dia 30 de outubro, podendo fazer-se pelo de telefone 249539470, o email museuartesacra@consolata.pt, ou em masefatima.blogspot.com.