Cruz da Areia: Grupo de Jovens integra crismados

http://lefa.pt/?p=2406

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidiu à celebração do Crisma dos jovens do 10.º ano, na paróquia da Cruz da Areia, no passado dia 28 de maio. Este “momento alto da caminhada de catequese” contou a especial colaboração do Grupo de Jovens da paróquia, que testemunhou aos crismandos “o bom que há na fé da nossa comunidade, de manter o contacto”.

Em colaboração com os catequistas e grupos de jovens da Barreira e das Cortes, procuraram também “proporcionar uma cerimónia mais alegre e próxima deles, para que sentissem que aquele momento era deles e para eles”.

No sítio da paróquia, o jovem Alexandre Vieira dá o seu testemunho: “Ainda hoje me lembro do meu último ano de catequese. No princípio, estava contente porque essa jornada de dez anos estava a chegar ao fim, e não só pelo facto de acabar, mas pelo muito que tinha ganho: conhecimento, amigos (colegas e catequistas), fé… A verdade é que a meio do ano isso mudou, e para melhor! Algo me fez perceber que não era o fim, mas sim uma caminhada de preparação para o que aí vinha. Hoje sei que no 10.º ano somos novos para perceber a dimensão a que a fé de uma pessoa (uma comunidade) pode chegar e precisamos da ajuda de alguém que nos consiga mostrar e cativar a conhecer essa realidade. Bem, a mim o que me ajudou foi um simples mas instigador acantonamento com o grupo de jovens. Confesso que é provável que sem esses três dias, muito provavelmente, não seria quem hoje sou! Atrevo-me a dizer que foi um fim de semana que mudou a minha vida!”

Foi partindo deste tipo de experiência que procuraram acompanhar a formação dos crismandos ao longo do ano, em momentos de oração e no retiro que fizeram em Fátima. O fruto foi a “oficialização” da entrada de alguns dos crismados no grupo e “sentir que as nossas atividades não são em vão, que ainda conseguimos cativar os nossos jovens a serem mais ativos na nossa comunidade e a não desistirem da fé”.

O dia terminou em atividade solidária, com a participação na campanha do Banco Alimentar, com que o grupo colabora regularmente.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress