No dia 13 de Outubro, caminheiros (escuteiros com idades entre 18 e 22 anos) e uma dirigente do agrupamento 776 Cruz da Areia, da Região de Leiria-Fátima, rumaram a Santa Comba Dão para participar no projeto “Caminhar para Plantar”.
Esta iniciativa do Agrupamento 306 Santa Comba Dão, da região escutista de Viseu, pretendeu homenagear as vítimas dos incêndios de 2017 e semear um pouco de esperança nos habitantes da zona.
A caminhada de dia 13 passou por três localidades: São Joaninho, Couto do Mosteiro e Santa Comba Dão. Em cada local foram plantadas árvores e deixada uma placa com uma palavra de conforto: Amor, Dedicação e Fé. Na aldeia de São Joaninho, onde faleceram 5 habitantes, os escuteiros fizeram um minuto de silêncio para homenagear as vítimas e deixaram a palavra “Fé”, para que todos os que por lá passem possam guardar esse sentimento e acreditar num melhor futuro.
Na caminhada participaram escuteiros de todo o país, que vieram desta forma reafirmar a sua vontade em continuar a apoiar as vítimas dos incêndios de 2017! Para os escuteiros do 776, esta atividade foi uma forma de continuar o Serviço de remoção de escombros, iniciado em Fevereiro deste ano, na aldeia de Cagido, onde arderam 23 casas.
Os escuteiros regressaram felizes pelo serviço realizado e, já a planear a sua próxima visita.
Daniela Casimiro (C.)