Crianças dos Pousos evocam o Batismo e preparam Eucaristia

No dia 12 de janeiro todas as crianças que se preparam para a Primeira Comunhão na paróquia dos Pousos, a celebrar em maio, vieram à igreja paroquial e, com gestos simples, regressaram ao seu batismo, no dia em que a igreja celebrou o de Jesus, no Jordão.
http://lefa.pt/?p=23868

No dia 12 de janeiro todas as crianças que se preparam para a Primeira Comunhão na paróquia dos Pousos, a celebrar em maio, vieram à igreja paroquial e, com gestos simples, regressaram ao seu batismo, no dia em que a igreja celebrou o de Jesus, no Jordão. Num primeiro gesto, cada criança se aproximou do batistério da nova igreja e beijou a Pia, benzendo-se com os deditos molhados num pouco de água benzida. A continuação da celebração foi particularmente dialogada, sempre tendo como horizonte da evocação aspetos diversos da liturgia e da eclesiologia que o batismo sugere.

Quando o Pai Nosso foi rezado, estas crianças rodearam o altar e aperceberam-se que, anos antes, os seus pais desejaram que elas se aproximassem um dia daquele local e celebrassem a Eucaristia; fizeram-no precisamente antes de rezarem a oração dominical.

Com estas crianças estiveram familiares chegados. Pais e mães constituiram-se num belíssimo coro, a equipa de animação ajudou na dignificação do canto e do acompanhamento musical, o grupo de catequistas demonstrou a sua tranquilidade costumeira no coordenação dos trabalhos destas crianças, e a Assembleia, em geral, pode recordar com muita riqueza e percetibilidade a Festa que a Igreja nos apresenta no primeiro domingo do Tempo Comum.

Estas mesmas crianças já tinham coordenado a riquíssima celebração de início de Advento, em meados de fevereiro estarão no programa do dia do doente, depois celebrarão a Reconciliação duas vezes, e em maio celebrarão a Eucaristia. Duas destas crianças serão batizadas oportunamente.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email
Captura de ecrã 2024-04-17, às 12.19.04

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress