Crianças dos Pousos comungam pela primeira vez

Em diálogo com as crianças, refletiu-se sobre a relação entre videiras e ramos, comparável à relação entre nós e Jesus, pela Eucaristia. E depois, cada uma desta dúzia e meia de crianças se aproximou do celebrante, e comungou.

Em ano de homenagem à Eucaristia, um terceiro grupo de crianças fez a sua primeira comunhão desde que iniciámos a catequese, em outubro, na paróquia dos Pousos. Foi no passado dia 2, às 11H30, na igreja paroquial, e na presença apenas de familiares mais próximos.

Neste caso foram 18 das crianças que frequentam o 3º ano da catequese, seja nos Pousos seja no Vidigal.

Aqui repetimos os que escrevemos em novembro passado: “Estas crianças ainda há um ano lideraram o início do advento para toda a comunidade, estiveram com os doentes fevereiro, confessaram-se algumas vezes, ensaiaram cuidadosamente todas as suas intervenções na comunidade… Antes celebraram o acolhimento, celebraram Nossa Senhora, celebraram o Pai Nosso, acompanharam dezenas de celebrações dos seus colegas de outros anos catequéticos, estiveram na primeira fila em dezenas de eucaristias semanais, empenharam-se em todas as iniciativas de quaresma ou de natal…

Por isso e por tanto mais que isso, elas sabem o que é Jesus, o que é recebê-lo por instantes no colo das suas mãos e guardá-lo depois pela comunhão”.

Em diálogo com as crianças, refletiu-se sobre a relação entre videiras e ramos, comparável à relação entre nós e Jesus, pela Eucaristia. E depois, cada uma desta dúzia e meia de crianças se aproximou do celebrante, e comungou.

A celebração acolheu dignamente o canto, uma homenagem a Nossa Senhora, uma oferta de flores a cada mãe de cada criança, uma prenda dos catequistas do grupo, e uma foto para nosso deleite.

No domingo, dia 9, outro grupo de meninas e meninos fará a sua comunhão; duas dessas crianças foram batizadas muito recentemente.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.