A iniciativa “um milhão de crianças rezam o terço pela Paz e a Unidade”, é uma iniciativa da Ajuda à Igreja que Sofre, acontece no Santuário de Fátima e espalha-se no mundo inteiro, no dia 18 de outubro, terça-feira, pretendendo juntar crianças de vários países a orar e interceder pela Paz no Mundo.
As crianças do Centro Paroquial de Assistência do Juncal (CPAJ) participaram no passado dia 18, com natural entusiasmo e alegria, no convite à oração conjunta do terço pela Paz, à volta de Jesus e de Nossa Senhora, na Igreja Paroquial do Juncal.
O padre António presidiu à celebração e acolheu as crianças na Igreja, tendo interagido com as mesmas sobre o propósito da sua vinda à Igreja, o objetivo da oração do terço e sobre a necessidade de se pedir e rezar pela Paz no Mundo.
![](https://www.leiria-fatima.pt/wp-content/uploads/2022/10/Crianças-do-Juncal-associam-se-ao-movimento-um-milhão-de-crianças-rezam-o-terço-pela-paz-1024x561.jpg)
No final da oração, em que também estavam outros elementos da comunidade paroquial, houve a entrega de uma lembrança simbólica que todos levaram para casa.
Foi um momento muito bonito de oração e partilha, que vai ao encontro da identidade deste Centro, e que potencia momentos de reflexão e de conhecimento do mundo às crianças que integram as nossas respostas sociais.
De acordo com a página da paróquia no Facebook, “a ideia para esta iniciativa surgiu no ano de 2005 num santuário em Caracas, capital da Venezuela. Quando várias crianças aí rezavam o terço, algumas das mulheres presentes sentiram uma profunda experiência da presença da Nossa Senhora. Uma delas pensou logo numa promessa do Padre Pio: “Quando um milhão de crianças rezarem o terço, o mundo irá mudar.”
O principal objectivo da iniciativa é mostrar que a oração confiante das crianças atinge, como uma flecha, directamente o coração de Deus e, por isso, tem um poder tão grande. Assim, a oração do Rosário pelas crianças para a paz e unidade nas famílias, no país e no mundo inteiro é realmente eficaz.
Na paróquia S. Miguel Juncal, muitas crianças se quiseram unir às crianças de todo o mundo. Foi um momento cheio de significado e sentido.