Num ambiente de alegria, fé e reflexão, as crianças do sexto ano do Centro de Catequese dos Franciscanos celebraram o encerramento do seu percurso na catequese da infância com um passeio inesquecível ao Convento do Varatojo. Acompanhadas por alguns familiares, pelos catequistas e pelo frei Gonçalo, viveram um dia marcado pelo espírito franciscano e pela beleza da criação.

O encontro teve como inspiração os oitocentos anos do “Cântico das criaturas”, escrito por São Francisco de Assis, e decorreu num luminoso dia de sol, propício ao espírito de comunhão com a natureza, como o cântico propõe. Ao longo da visita, os participantes puderam explorar os jardins do convento, conhecer a sua história e meditar na mensagem de louvor e cuidado pela criação, presente nas palavras do santo de Assis.
As actividades incluíram dinâmicas de grupo, momentos de oração e oficinas criativas, centradas nos elementos naturais mencionados no cântico — o sol, a lua, a água, o fogo, a terra e até a morte. frei Gonçalo conduziu os momentos de reflexão, ajudando as crianças a reconhecer a actualidade e a profundidade espiritual deste hino à criação.