Crianças da Calvaria recordam “o dom de sermos filhos de Deus” na Festa da Luz

Foi para celebrar a Festa da Luz que o grupo do 3º catecismo da paróquia da Calvaria se reuniu no sábado, 12 de fevereiro. À noite.

«Queremos seguir Jesus» – despertar para este desejo de ser discípulo é o que marca a caminhada do 3º catecismo. Ao longo do ano, procura ajudar as crianças a integrarem-se progressivamente na vida da comunidade dos discípulos, a Igreja, modo particular pela celebração dos Sacramentos.

O primeiro é o Batismo, pelo qual nos tornamos filhos de Deus, membros da sua família. Porque grande parte das crianças já é batizada, o primeiro grande momento celebrativo do grupo é uma festa, para recordar o Sacramento. Mas também para acolher aquelas crianças que se estão a preparar para celebrar este Sacramento (por isso acontece um primeiro rito com as crianças catecúmenas). E tudo se faz à volta do sinal da Luz. A Luz que é Jesus, de quem acolhemos a vida no Batismo, que ilumina a nossa caminhada, e nos ajuda a perceber o caminho a seguir, um caminho de amor que nos faz olhar cada pessoa à nossa volta, e cuidarmos uns dos outros. Sem luz, na escuridão, podemos tropeçar, cair, magoar os outros… Com a Luz de Jesus podemos viver no Amor!

Grupo de crianças do 3º ano da paróquia da Calvaria

Foi para celebrar a Festa da Luz que o grupo do 3º catecismo da paróquia da Calvaria se reuniu no sábado, 12 de fevereiro. À noite. Porque começamos com as luzes acesas, mas logo se apagaram para podermos experimentar o que é estar na escuridão. E pouco a pouco, a partir do Círio Pascal, a igreja foi ficando mais luminosa. Desse círio, sinal de Jesus ressuscitado, saiu a luz que as crianças acenderam nas suas velas do Batismo. E destas, as velas que acenderam, dos seus familiares… e quase já nem era preciso acender de nova as luzes! Porque quando se passa a luz do amor de Jesus, se com ela se vai “incendiando” o mundo a nossa volta, tudo fica mais belo e luminoso: podemos ver-nos, cuidar-nos, fazer-nos próximos, viver o mandamento do Amor.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress