CPM debateu “O casal na Igreja e no Mundo”

Teve lugar nos dias 8 e 9 de março de 2014 o 44.º Encontro Peregrinação Nacional da Federação Portuguesa dos Centros de Preparação para o Matrimónio.

O encontro, com o tema geral “O casal na Igreja e no Mundo”, teve a participação de cerca de 170 casais e decorreu no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Na tarde de sábado, após uma oração inicial, o padre José Augusto Rodrigues, sacerdote da diocese de Leiria-Fátima que é o atual assistente espiritual da Federação Internacional do CPM, desenvolveu o tema “O que espera a Igreja dos casais?”. Apontando algumas pistas para o trabalho pastoral que é urgente tomar em mãos, o orador sublinhou que este é um serviço que deve envolver também as próprias famílias, já que também elas são parte integrante desta mesma Igreja. Em seguida, Juan Ambrosio, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, apresentou o tema “O papel do casal cristão na sociedade”, refletindo sobre o projeto de Deus para a humanidade e para cada casal em particular.

Por coincidir com o Dia da Mulher, aconteceu um momento surpresa: as crianças ofereceram uma flor a cada senhora, enquanto nos ecrãs passavam imagens das participantes, previamente fotografadas, ao som da Ave Maria de Schubert, o que sublinhou a beleza e a simbologia do momento.

O dia terminou junto da Mãe de Jesus, com a oração do Rosário na Capelinha das Aparições, em comunhão com outros peregrinos de diversas línguas.

A manhã de domingo teve início com a oração de Laudes, seguindo-se uma exposição por Jorge Cotovio, responsável da pastoral familiar da diocese de Coimbra, sobre “A Igreja e o Mundo: desafios para a preparação do Matrimónio”. Partindo da apresentação de “velhas abordagens sob novas óticas”, o conferencista forneceu uma excelente base de reflexão para os casais que trabalham em CPM.

O encerramento do encontro foi em celebração, com a participação dos casais e sacerdotes presentes na Eucaristia comum aos peregrinos, na Basílica da Santíssima Trindade.

 

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress