Convocatória para a Assembleia Diocesana de 21 e 22 de maio de 2022

Estamos a aproximar-nos de um momento muito importante desta caminhada: a Assembleia Sinodal Diocesana, nos próximos dias 21 e 22 de maio.
http://lefa.pt/?p=48147

Caros irmãos e irmãs da Igreja Diocesana de Leiria-Fátima.

 “A Igreja de Deus é convocada em Sínodo.” Com esta afirmação do documento preparatório, o Papa Francisco convida-nos a caminhar, lado a lado, através de uma experiência de Igreja que deseja escutar Deus e os homens. Guiados pelo Espírito Santo e iluminados pela Palavra de Deus, fomos convidados a escutar-nos uns aos outros, construindo uma Igreja marcada pela comunhão, participação e missão.

A nossa Igreja diocesana começou este caminho em outubro do ano passado com a nota pastoral “Caminho sinodal, graça e imperativo para a Igreja” do meu antecessor, Cardeal
D. António Marto. Dizia ele: “Esta fase diocesana é muito importante. Por um lado, permite a consulta e a participação mais amplas e envolventes possíveis do maior número de fiéis. Por outro, é uma bela ocasião de fazer uma aprendizagem experiencial do método sinodal. Envolve os participantes num processo de escuta e diálogo que os ajuda a aprender a discernir em conjunto como será a Igreja que Deus chama a ser neste tempo.

A partir daí, a diocese envolveu-se num processo de discernimento individual e coletivo, reunindo-se em pequenos grupos de oração, escuta e partilha: uma bela e rica experiência da fé. Aí se descobriram e deram a conhecer pessoas, talentos e iniciativas que marcaram a história desta Igreja local. Aí se revelaram fraquezas e omissões, estruturas demasiado rígidas e pouco acolhedoras, maneiras de ser e de estar pouco evangélicas. Por fim, também aí se manifestaram sonhos, desejos e propostas de conversão pessoal e coletiva que hão de conduzir-nos a uma Igreja mais fiel a Deus e aos homens.

Estamos a aproximar-nos de um momento muito importante desta caminhada: a Assembleia Sinodal Diocesana, nos próximos dias 21 e 22 de maio. Viveremos a experiência da “comunhão, participação e missão” eclesial, recolhendo os contributos dos grupos, aprofundando e dialogando sobre os desafios que Deus coloca à nossa diocese e celebrando a alegria de ser Igreja em caminho.

No sábado, 21, reunimo-nos no Seminário diocesano, entre as 09h30 e as 18h30.
No domingo, 22, dia da criação da nossa diocese em 1545,
reunimo-nos na Sé, entre as 17h00 e as 20h00.

Estão convocados para esta Assembleia Sinodal Diocesana: 

  • os delegados sinodais, acompanhados de mais um elemento da realidade diocesana que representam;
  • os membros do Conselho Pastoral 
  • e os membros do Conselho Presbiteral, que confirmo em funções para este efeito. 

Nos próximos dias, a equipa diocesana responsável por este processo sinodal fará chegar informação mais detalhada sobre esta assembleia.

Este sínodo não é apenas um evento extraordinário, não tem como objetivo chegar a belas conclusões, nem termina aqui. É um processo de conversão que há de transformar a nossa forma de ser e agir como Igreja. Somos por natureza caminhantes que têm na missão a sua mais profunda essência: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho” (Mc 16, 15).

Caros diocesanos: estamos todos convocados para esta assembleia através da oração e da participação! Marquemos presença na sessão final e na Eucaristia de 22 de maio, a partir das 17h00, na Sé.

Caros delegados: desejo ardentemente partilhar estes dias convosco. Não faltemos ao convite! É Deus que nos convoca a participar neste momento de graça. 

† José Ornelas Carvalho
Bispo de Leiria-Fátima

Convocatória
https://drive.google.com/file/d/11Zt0_5Cb1SE1hdE2glwQcFD5IVKbZYIf

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress