Convívio de Natal no Seminário de Leiria

Cerca de uma centena de funcionários e voluntários dos serviços da Cúria diocesana estiveram reunidos com o Bispo Diocesano num convívio de Natal, no dia 18 de dezembro, no Seminário e Centro Pastoral Diocesano, em Leiria.

A celebração da Liturgia do dia deu início ao encontro que reuniu funcionários e voluntários dos serviços da Cúria diocesana, do Seminário e da casa episcopal e padres ali residentes e que decorreu na Casa de Retiros S. José do Seminário de Leiria.

Foi sobre a figura de São José que se centrou a homilia de D. António Marto, feita a partir do Evangelho de Mateus, da liturgia do dia, que inicia o relato do nascimento de Jesus.

2015-12-21 natal seminario3
Carlos Narciso
2015-12-21 natal seminario2
Maria do Rosário
2015-12-21 natal seminario4
Manuel Valentim

 

Na mensagem que deixou, o Bispo pôs em relevo a figura do “Tutor de Nosso Senhor” pela forma discreta mas profunda como aceitou os desígnios de Deus e a sua missão.

“Longe da ribalta, do palco das estrelas; simples, como nós, José dá exemplo de integridade e honradez, tão necessárias para os nossos dias. Exemplo de silêncio e disponibilidade. Numa palavra: fé confiante. Uma fé grande e bela que aceita a missão, por mais escondida e simples que seja”, disse o Bispo, que, a partir desta leitura da Anunciação a José, fez um paralelismo com a importância que cada um tem na História da Salvação.

“Como trabalhadores em Igreja, devemos ajudar a nossa terra a abrir-se à novidade de Deus que se apresenta como ternura e misericórdia para a humanidade”, exortou.

Depois da Missa, seguiu-se um almoço de confraternização, no final do qual foram homenageados três funcionários, que irão deixar o Seminário Diocesano por reforma laboral, em reconhecimento pelos anos de serviço que cada um dedicou àquela instituição diocesana. Carlos Vieira Narciso, que durante mais de meio século ali prestou assistência técnica e que viu a casa crescer, Maria do Rosário dos Santos Ferreira, funcionária que há 25 anos auxilia nos serviços da casa, e Manuel Frazão Valentim, que trabalhou na secretaria do Seminário Diocesano durante 18 anos. 

A cada um, D. António Marto agradeceu pela entrega em prol do Seminário Diocesano, comparando a sua ação com a de São José: simples, disponível e preciosa. Os repetidos e calorosos aplausos mostraram quanto os funcionários eram queridos de todos. Aos presentes, o bispo agradeceu o contributo do seu trabalho ao longo do ano que agora termina.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.