A data oficial da Restauração da Diocese de Leiria é 17 de janeiro de 1918, em que foi publicada a Bula Papal “Quo Vehementius”. Todo este ano é dedicado a esta comemoração, mas sê-lo-á especialmente o fim de semana seguinte a esta data, os dias 20 e 21 de janeiro. Um concerto no sábado e uma Missa no domingo serão os dois momentos especiais a ocorrer na Sé de Leiria. É para eles que o Bispo, D. António Marto, dirige o convite que passamos a divulgar:
CONVITE
Caríssimos Diocesanos,
A nossa querida Diocese de Leiria-Fátima celebra, ao longo deste ano pastoral, o centenário da sua restauração, que aconteceu precisamente a 17 de janeiro de 1918 através da bula Quo Vehementius, de Bento XV. A decisão do Papa serviu, ontem como hoje, para corresponder às novas exigências pastorais da Igreja, a saber: incremento da fé cristã, anúncio do Evangelho, maior proximidade ao povo, à sua vida e à sua história.
As grandes datas da vida das pessoas, das famílias e dos povos merecem e devem ser evocadas e festejadas, enquanto celebração da nossa vida e da nossa história. Por isso, estamos a celebrar um Ano Jubilar do centenário da restauração da Diocese.
Para comemorar tão significativo acontecimento, entre outras atividades programadas e já anunciadas, vamos agora realizar:
– Um concerto comemorativo no dia 20 de janeiro de 2018, sábado, às 21 horas, na Sé de Leiria, com a Banda Sinfónica da Associação de Bandas do Concelho de Leiria, que interpretará músicas do Cónego Carlos da Silva;
– A celebração de uma missa solene de ação de graças no dia 21 de janeiro de 2018, domingo, às 16 horas, também na Sé de Leiria, com a presença de Bispos de outras Dioceses, de Presidentes das Câmaras representantes das autarquias municipais e de outras autoridades.
Por este motivo, venho convidar todos os diocesanos a estar presentes, na medida do possível, nestes dois eventos como sinal de comunhão afetiva com a nossa Igreja diocesana.
† António Marto, Bispo de Leiria-Fátima