Conselho Presbiteral pede centenário da Restauração da Diocese “a olhar para a frente”

Presidindo à reunião do Conselho Presbiteral, no passado dia 21 de fevereiro, o Bispo D. António Marto apelou à promoção de mais fraternidade nas comunidades cristãs, superando querelas e desenvolvendo relações de mútua ajuda e de cuidado dos mais pobres.

O Bispo diocesano exortou ainda ao empenho na prática do retiro popular durante a Quaresma e na difusão do opúsculo com as narrativas das Aparições de Fátima, que a Diocese vai publicar em breve a fim de dar a conhecer a mensagem da Virgem Maria para a humanidade.

Os membros deste Conselho apresentaram sugestões para a celebração do centenário da restauração da Diocese, que ocorre em 2018, nomeadamente sobre a realização de uma “semana da Diocese” em cada paróquia. Para esta iniciativa indicaram: investimento na catequese, fazer memória de acontecimentos históricos, valorizar a presença do Bispo e de outros rostos da Igreja diocesana. Considerou-se que a celebração da memória do passado deverá ser um desafio para “olhar mais para a frente” e implementar a renovação pastoral.

A avaliação do ano pastoral em curso destacou as peregrinações vicariais a Fátima, umas já realizadas e outras em cuidadosa preparação. Em várias paróquias está a implementar-se o Movimento da Mensagem de Fátima e a prática dos cinco primeiros sábados do mês, além de ações formativas e palestras.

Os dois últimos assuntos abordados foram a necessidade de maior empenho no despertar de novas vocações sacerdotais e o destino da renúncia quaresmal. Para esta foram apontadas várias sugestões, de entre as quais o Bispo diocesano escolherá a que lhe parecer melhor. Sobre as vocações sacerdotais ficou a saber-se que há 92 sacerdotes da Diocese, mas esta é servida por mais 17, entre religiosos e outros provenientes de várias dioceses. Sublinhou-se que as vocações sacerdotais, antes de serem uma necessidade, são dom de Deus, pelo que é necessário criar o ambiente propício e cultivar a oração, para se obterem melhores frutos vocacionais.

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia…

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter

Print

Print Friendly, PDF & Email

REDE - Revista Digital

Mais recente

Telegram: Leiria-Fátima News

Todas as notícias de www.leiria-fatima.pt em primeira mão no seu smartphone.
Canal unidirecional para divulgação de notícias da Diocese de Leiria-Fátima.

Telegram: Leiria-Fátima Chat

Canal de conversação da Diocese de Leiria-Fátima.
Para troca de ideias sobre os canais digitais da Diocese de Leiria-Fátima e partilha de conteúdos entre os seus colaboradores na área da comunicação.

Newsletter

Nota: Depois de submeter a sua inscrição, deve confirmá-la. As instruções estão num email que irá receber.