Conselho Presbiteral avaliou 10 anos de geminação com o Sumbe

Na reunião do passado dia 7 de junho, sob a presidência do bispo D. António Marto, o Conselho Presbiteral avaliou como muito positivo o trabalho missionário realizado em Angola, na diocese do Sumbe, no âmbito da geminação com Leiria-Fátima, que já dura há 10 anos.

Este empenho tem sido liderado pelos padres Vitor Mira e David Ferreira, envolvendo também bastantes fiéis leigos, tanto jovens como adultos. Dois padres angolanos vieram fazer trabalho pastoral em Leiria-Fátima. Mesmo reconhecendo haver dificuldades e dúvidas sobre o futuro próximo, os padres membros do dito conselho pronunciaram-se favoravelmente à continuidade da geminação, reconhecendo que esta ação missionária deverá envolver ainda mais o presbitério e a Diocese.

Na mesma reunião, fez-se a avaliação quer do ano pastoral em curso quer da recente visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Daquele, sobressaíram a iniciativa “24 horas para o Senhor”, com a oração prolongada e a reconciliação, bem como os encontros vicariais. A visita da Virgem de Fátima foi considerada um acontecimento marcante, que permitiu experiências intensas e aprofundamento da espiritualidade mariana.

Encerrando os trabalhos, D. António Marto recomendou que se dê continuidade à visita da Imagem Peregrina, especialmente com um conhecimento mais aprofundado das Aparições de Fátima e com a mobilização das pessoas para, no próximo ano pastoral, participarem nas peregrinações vicariais ao Santuário de Fátima. Estas serão a retribuição da visita que Nossa Senhora fez a cada uma das vigararias e à Diocese de Leiria-Fátima.

Partilhar / Print

Print Friendly, PDF & Email

Leia esta e outras notícias na...

Receba as notícias no seu email
em tempo real

Pode escolher quais as notícias que quer receber: destaques, da sua paróquia

plugins premium WordPress